Blog


Como contratar uma administradora de condomínio: verifique estes 7 itens


Em primeiro lugar é importante entender o que é, e para que serve uma administradora de condomínios. Basicamente é uma empresa que trabalha lado a lado com o síndico, ajudando a minimizar os custos condominiais através de uma previsão orçamentária bem elaborada, suporte, contábil e administrativo, contribuindo para manter o condomínio em dia não só em termos de legais, mas também no que tange ao aspecto da valorização imobiliária. Outro fator a considerar, é sua atuação como mediadora de conflitos.

1... Verifique a situação fiscal da empresa, certidões como CND (Certidão Negativa de Débitos), isso você mesmo pode fazer neste link: http://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/certidao/CNDConjuntaInter/InformaNICertidao.asp?tipo=1


2... Também vale muito a pena ver como essa empresa está no Reclame Aqui, https://www.reclameaqui.com.br/busca/ faça uma busca e em especial leia os comentários dos clientes que fizeram alguma reclamação, aliás, existe até um raking sobre o tema lá no Reclame Aqui: http://www.reclameaqui.com.br/categoria/administradoras-de-condominio/


3... Essa administradora possui um APP? Este App funciona? Faça uma busca aqui: https://play.google.com/store/apps e veja se os atuais usuários estão satisfeitos com o aplicativo.


4... Quais são as taxas e qual é o escopo do trabalho? Está incluído a elaboração e acompanhamento de alguma assembleia? Você é obrigado fazer as cobranças de inadimplentes com eles ou pode escolher uma empresa terceira?


5... Essa administradora possui um contador? O balancete que a administradora apresenta é assinado por um contador? ... aqui vale um a parte, não existe qualquer regulamentação neste sentido, no rigor da lei, uma administradora não precisa ter um contador, nem precisa emitir um balancete assinado por um contador ... mas vamos combinar, um balancete sem assinatura de um contador e um papel de pão com meia dúzia de contas é a mesma coisa.


6... Auditoria de pastas ... para quem foi síndico de um condomínio grande, 600, 700 unidades sabe o que eu estou falando! Auditoria, aaaaauditoria mesmo, de verdade, é feito por uma outra empresa, uma PWC por exemplo, isso mesmo, a PWC faz auditoria de condomínios,veja mais neste link: https://www.direcionalcondominios.com.br/sindicos/helio-souza/item/2470-a-importancia-das-auditorias-em-condominios.html


7... Por fim também vale uma boa verificação nas rede sociais desta empresa, muitas coisas acabam parando lá antes de ir para um Procom ou Reclame Aqui.


Faça um teste online!

Veja todas as funcionalidades em ação.

Startup acelerada por:

B2Mamy   Sebrae   Founder Institute   WeWork Labs