Blog


Assembleia Virtual - Como funciona essa opção e suas vantagens


A assembleia virtual passou a ser uma solução devido a pandemia de corona vírus. Mudanças ocorreram em todos os setores com o objetivo de proporcionar segurança a todos, e isso não foi diferente nos condomínios.

Entre outras ações, a proibição de aglomerações foi uma delas. Portanto, realizar assembleias de forma online se tornou uma opção muito comum, mas que precisava ser autorizada.

E isso aconteceu, quando a Lei 14.010/2020 autorizou, em caráter emergencial, que reuniões de condomínios pudessem acontecer de maneira virtual até o dia 30 de outubro. Com isso, as administradoras e os síndicos precisaram se organizar e se adaptar a essa opção.

Por mais que seja algo diferente do comum, a realização de assembleia virtual foi muito bem aceita pelos condôminos e fez com que a participação dos moradores nas reuniões se torne maior.

Porém, não são todas as pessoas que conseguem lidar bem com a tecnologia. Por mais que ela esteja presente em nosso dia a dia, algumas pessoas - principalmente idosos -, podem ter alguma dificuldade em participar de assembleia virtual.

Mas isso é apenas um desafio que diz respeito ao processo de alfabetização digital.

Quer saber mais sobre assembleia virtual e as vantagens em utilizá-la? Continue a leitura e descubra!

As vantagens da assembleia virtual


Hoje em dia, realizar reuniões de forma online se tornou algo muito mais simples e prático de fazer. Basta escolher alguma ferramenta de call ou videochamada para que o encontro possa acontecer.

Se adaptar foi necessário, não tem muito o que fazer, afinal, preservar a saúde e o bem-estar de todos se tornou prioridade desde que a pandemia iniciou-se. Mas através dessa mudança, foi possível testar coisas novas e até mesmo perceber que elas podem ser muito vantajosas.

Pensando nisso, separamos algumas vantagens da assembleia virtual.

Foco nos temas necessários
É comum que ocorram brigas e até mesmo discussões em assembleias de condomínio. E, devido a isso, muitas vezes a tomada de decisões sobre assuntos importantes pode ser atrasada, já que todos acabam perdendo o foco nos temas necessários que precisam ser discutidos e decididos na assembleia.

Através da assembleia virtual, onde não existe a necessidade da presença física, as discussões que costumam tirar o foco de toda a reunião se tornam praticamente nulas, o que torna a coleta de votos muito mais fácil e organizada, conseguindo proporcionar até uma convivência mais agradável entre todos os moradores.

Aumento de índice de participação dos condôminos
Normalmente, pode acontecer de condôminos serem resistentes à participar de assembleias de condomínio. Em alguns casos, porque eles não têm tempo, enquanto outros não gostam das discussões que podem ocorrer.

Com a realização da assembleia virtual esse problema pode ser resolvido, pois os condôminos podem participar de qualquer lugar e em qualquer momento - até mesmo no conforto de sua casa -, sem que eles precisem ter contato com os outros moradores.

Por esse motivo, o índice de participação pode aumentar de forma considerável.

Maior confiabilidade e segurança das informações


Algumas vezes, as transcrições das atas das assembleias contém alguns erros que podem, até mesmo, ocorrer devido a interpretação de quem a fez. Além disso, contabilizar votos pode ser algo mais difícil de forma presencial, o que pode provocar reclamações dos condôminos.

Através da assembleia virtual, todas as informações e interações ficam registradas e os votos são computados sem o risco de ocorrer alterações. Além disso, as procurações podem ser impressas pelos condôminos, para que eles confirmem os resultados.

Plataforma de condomínio e assembleia virtual
Para que uma assembleia virtual seja realizada da melhor forma possível, é possível contar com a ajuda de uma plataforma de condomínio. Mesmo que a plataforma não tenha uma opção direta para a realização de reunião online - muitas não têm mesmo -, você pode utilizar outras funções que poderão te ajudar.

Muitas plataformas de condomínio possuem funções como chat, avisos, solicitações, entre outras.

Esses recursos podem te ajudar a organizar as assembleias virtuais, como por exemplo, ao enviar os avisos de horário e instruções para a participação.

Como falamos no início do post, alguns moradores - principalmente os idosos -, não possuem tantas habilidades quando diz respeito ao uso de plataformas tecnológicas, o que pode fazer com que eles tenham dificuldade para se adaptar às assembleias virtuais inicialmente.

No entanto, isso pode ser resolvido por meio de treinamentos ou tutoriais sobre o uso das ferramentas. Por esse motivo, é importante escolher boas plataformas, desde a do seu condomínio até a que utilizará para a realização da transmissão da reunião online.

Conclusão sobre assembleia virtual
A realização da assembleia virtual teve que ocorrer devido a pandemia, mas está proporcionando muitas vantagens para todos. Ela realmente se tornou uma solução para que as reuniões continuassem a ser realizadas e os condôminos tomarem conhecimento, discutirem e votarem sobre assuntos importantes.

Como estamos vivendo um momento de incertezas, ainda não sabemos até quando as assembleias virtuais continuarão sendo realizadas, mas, enquanto ocorrerem, é importante aproveitar todas as vantagens que opção oferece!


Faça um teste online!

Veja todas as funcionalidades em ação.

Startup acelerada por:

B2Mamy   Sebrae   Founder Institute   WeWork Labs