Blog


Como implantar um aplicativo no seu condomínio com sucesso


Um ótimo aplicativo para condomínio ajudará síndicos com alguns dos aspectos mais desafiadores e demorados quando se trata de gestão condominial.

Eles podem implementar melhores sistemas de comunicação, ajudar a reduzir custos e melhorar o aproveitamento geral do edifício ou desenvolvimento para residentes e proprietários.

Alguns até oferecem software de gerenciamento de propriedade, que agiliza e simplifica certos processos, como ordens de serviço/solicitações de serviço e  pagamentos online, por exemplo.

Além disso, infelizmente, se você não confiar na tecnologia e apostar em opções mais modernas, como o aplicativo para condomínio, poderá perder informações muito valiosas.

Com um sistema, você poderá salvar todas as informações que precisa em apenas um lugar. Também conseguirá manter uma boa comunicação com os residentes, já que é possível enviar mensagens com avisos para eles.

Por essas e muitas outras razões, é importante considerar implantar um aplicativo no seu condomínio.

Neste artigo, você vai compreender melhor quais são as vantagens de ter usar um aplicativo para gerenciar um condomínio e como escolher uma boa opção.
Continue a leitura e confira!

Vantagens de usar um aplicativo para condomínios com sucesso
Quando você usa um aplicativo para condomínio com sucesso, poderá ter acesso a diversas vantagens.

Aqui está uma lista com alguns dos principais benefícios.

Você assume o controle
A partir do momento que você tem acesso a um aplicativo de condomínio de qualidade, pode assumir o controle de toda a gestão condominial.

Isso quer dizer que você não precisará depender de outras pessoas para fazer tarefas que pode realizar de maneira prática e rápida, como, por exemplo, enviar algum comunicado para os moradores.

Além disso, dependendo do aplicativo, você poderá estudar relatórios mensais ou anuais sobre atividades de manutenção, licenças de estacionamento, detalhes de entrega de pacotes, relatórios de reuniões do conselho e muito mais.

Os relatórios ajudam a destacar tendências ou padrões que podem ser difíceis de identificar sem dados de longo prazo. Com isso, é possível identificar um problema que não sabiam que existia e criar um plano para resolvê-lo.

A perda desses dados não causa apenas dores de cabeça, mas também pode se traduzir em contratempos financeiros.

Embora o aplicativo (ou software) não possa fazer todo o trabalho para você, ele pode oferecer algum alívio muito necessário para frustrações recorrentes e fornecer praticidade para proprietários e residentes.

Por exemplo, os moradores podem reservar e pagar a utilização de áreas comuns - como o salão de festas - usando sua própria conta online.

Com isso, os membros do conselho não precisam perder tempo precioso certificando-se de que o salão de festas não esteja com reservas duplas.

A implementação do aplicativo para condomínio vale o investimento
Existem muitos condomínios que vivem sem nenhum software de gerenciamento, e tudo bem.

Mas os que possuem algum tipo de ferramenta online para ajudar a facilitar a comunicação, simplificar a manutenção de registros e fornecer conveniência adicional aos proprietários tendem a operar com menos atrito e gastar menos também.

Abaixo estão algumas dicas para que os síndicos implementem o aplicativo para condomínio e aproveitar as suas vantagens:

Mantenha os registros atualizados
Os síndicos podem criar registros seguros e detalhados para proprietários e locatários. É possível monitorar endereços de e-mail, números de contato de emergência e até animais de estimação para cada pessoa no condomínio.

Alguns aplicativos permitem que os síndicos vejam quaisquer notas que o administrador incluiu sobre um apartamento ou casa, e quais foram violadas.

Além disso, os síndicos podem manter registros detalhados de atas de reuniões, pedidos de compra, rastreamento de manutenção e muito mais.

Tenha uma comunicação aprimorada
A comunicação costuma ser um dos principais problemas em condomínios. Não é fácil tentar enviar uma mensagem para centenas de pessoas que têm horários e preferências diferentes.

Ter um aplicativo para condomínio reúne toda a comunidade, oferecendo diferentes opções de distribuição.

Dependendo do aplicativo, é possível que os síndicos escrevam e enviem mensagens para todos do condomínio em segundos. As mensagens são enviadas através do app, para que todas as pessoas com conta as recebam.

Com isso, não há necessidade de pagar pelos custos de impressão ou postagem. Os comunicados também podem ser enviados por mensagem de texto ou voz e podem ser exibidos nas telas do saguão ou do elevador.

Os síndicos podem até selecionar para quem as mensagens devem ser enviadas. Isso significa que eles podem se comunicar apenas com os proprietários ou locatários, se necessário.

A comunicação deficiente leva à frustração ou desinteresse. Com um sistema seguro e acessível, os síndicos podem melhorar facilmente a comunicação entre eles, os moradores e seus funcionários e assim ajudar a garantir que todos permaneçam informados.

Simplifique o trabalho administrativo
Registrar e processar solicitações de serviço, solicitações de mudança, estacionamento para visitantes, etc., pode facilmente se tornar um trabalho em tempo integral.

No entanto, nenhum membro do conselho pode ou deve passar o dia todo em trabalho administrativo.

Um aplicativo fornece um sistema que economiza tempo e elimina a necessidade de formulários, registros ou documentos em papel. Tudo é processado e armazenado online, e as alterações e edições podem ser feitas facilmente conforme necessário.

Como escolher o melhor aplicativo para condomínio
Nem todos os aplicativos para condomínio são iguais. Portanto, certifique-se de fazer sua pesquisa antes de se comprometer com um sistema.

Faça perguntas e, se possível, solicite uma demonstração para ver como o app funciona. Tenha certeza de que tem tudo o que você precisa.

Você deseja usar o aplicativo em seu telefone, bem como em um desktop ou laptop? O sistema é atualizado regularmente?
Ele é seguro?

Todas essas questões devem ser levadas em consideração no momento de escolher um aplicativo no seu condomínio.

O preço é importante, mas não deve ser o único fator determinante. Facilidade de uso, funcionalidade e velocidade também são muito importantes. Também descubra se há uma equipe de suporte disponível para ajudá-lo se você tiver problemas.

Um bom aplicativo se torna inútil se não houver ninguém disponível para ajudá-lo a resolver um problema.

Possuir um aplicativo para condomínio é extremamente benéfico não somente para o síndico, mas para os moradores e funcionários. Isso torna a vida mais fácil para todos os envolvidos e que querem ver o condomínio cada vez mais organizado.

Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e que, a partir de agora, esteja claro porque é tão importante considerar utilizar um aplicativo para fazer a gestão condominial.


Faça um teste!

Veja todas as funcionalidades em ação.

Startup acelerada por:

B2Mamy   Sebrae   Founder Institute   WeWork Labs