Blog


Coronavírus: Cuidados que devem ser tomados nos Condomínios


Com o novo Coronavírus (Covid-19) se espalhando pelo Brasil, é necessário que os condomínios tenham atenção a alguns cuidados extremamente importantes neste momento.

Se alguns dias atrás o número de casos ainda era muito pequeno, hoje já conseguimos observar que, infelizmente, existe um número muito elevado de casos e pessoas sendo atingidas pelo vírus.

O Ministério da Saúde reforça os cuidados que devemos ter no dia a dia, como por exemplo, ficar o máximo possível em casa, lavar muito bem as mãos e quando não for possível lavá-las, utilizar álcool gel.

No entanto, com todos estas recomendações, ainda continuamos ver dia após dia o aumento de casos confirmados no Brasil. Com isso, é muito importante que síndicos, funcionários e condôminos tenham muita atenção aos cuidados, já que o contágio é muito alto.

Você quer compreender melhor qual a relação entre condomínios e coronavírus e quais os cuidados que devem ser tomados? Continue a leitura e saiba mais!

Como condomínios podem evitar o coronavírus

Antes de saber quais medidas os condomínios devem tomar para evitar o coronavírus, é importante que você entenda que a responsabilidade é de todos! Cada um deve fazer a sua parte neste momento tão crítico e assim evitar o máximo possível a propagação do vírus.

Veja a seguir quais são as recomendações para condomínios e que muitos já estão realizando para evitar o coronavírus:

Cancelamento de assembleias ou fazer assembleia virtual

Durante este período é recomendável cancelar a realização de assembleias. Decretos estaduais e municipais para a não autorização de eventos possuem um limite máximo de pessoas, sendo fundamental respeitá-los.

Com esta ação, condomínios que tenham dificuldade para realizarem pagamentos devido a falta de retificação de investimentos pela assembleia, terão a opção de recorrer a instituições financeiras para solicitar esclarecimentos e possíveis prorrogações de pagamento, pois trata-se de um caso fortuito, ou seja, o não pagamento é decorrente de um ato imprevisível e inevitável, que impede o cumprimento de deveres previstos.

Caso o condomínio tenha poucas unidades, é recomendado, com protocolo, verificar se existe ou não o interesse em realizar a assembleia, exceto se já existir algum caso confirmado ou de suspeita, o que autoriza o cancelamento devido a uma força maior.

Uma boa opção para condomínios pequenos, é realizar assembleias de forma virtual, que podem ser feitas através de aplicativos para condomínios voltados para reuniões. No entanto, caso condomínios optem por esta opção, é importante assuntos que requerem registro de atas não sejam abordados.

Limpeza redobrada de áreas comuns

Todas os procedimentos devem ser redobrados neste momento. Áreas comuns como academias, brinquedoteca, saunas, entre outras, devem ser fechadas. E a limpeza deve ficar concentrada nos elevadores e áreas de circulação dos condôminos. Deve-se tentar fazer um horário alternativo para os funcionários evitando que os mesmos peguem o transporte público em horários de pico e caso algum funcionário tenha sintomas de gripe, o mesmo deve ser afastado e ficar durante 14 dias em casa.

O que mais um condomínio pode fazer pelos condôminos

As recomendações feitas acima, de modo geral, são feitas para qualquer tipo de disseminação de doença infectocontagiosa com grau de epidemia em locais com aglomerações.

Mas além delas, o condomínio também pode tomar outras atitudes com objetivo de educar os condomínios. É importante colocar avisos com recomendações de cuidados para prevenção no máximo de lugares possíveis. Disponibilizar álcool gel pelo condomínio também é muito importante.

Os governos estaduais e municipais estão atualizando diariamente as recomendações então é importante que cada gestor fique atento às notícias diárias e em caso de dúvida procure por orientações específicas com o seu Jurídico Condominial e com a Administradora, para assim avaliar quais são as outras medidas que devem tomar de acordo com as particularidades do condomínio.

Aqui no Organize meu Condomínio estamos fazendo a nossa parte para ajudar os condomínios, estamos oferendo uma versão 100% gratuita por 3 meses, registre-se neste link.


Faça um teste online!

Veja todas as funcionalidades em ação.

Startup acelerada por:

B2Mamy   Sebrae   Founder Institute   WeWork Labs