Blog


Não perca nenhuma data importante - automatize o seu calendário de manutenção


Se você está no ramo de apartamentos, sabe como um calendário de manutenção é extremamente importante para todos os moradores do condomínio.

Inclusive, se o calendário não estiver atualizado, muitos problemas podem ocorrer. Uma possível situação que pode acontecer é a seguinte:

Um residente decide tirar alguns dias de descanso para ficar em casa e aproveitar a piscina do prédio, mas descobre, em cima da hora, que a área está em manutenção.

A melhor maneira de evitar esse tipo de situação é ter um calendário de manutenção bem organizado, atualizado e compartilhado com todos os residentes e funcionários do prédio.

Porém, como fazer isso de uma maneira que seja realmente eficaz, permitindo que todos possam acompanhar as atualizações? Simples, através da automatização do calendário.

A tecnologia está cada vez mais presente quando se trata de processos de administração de condomínios, e o uso de softwares se tornou necessário para quem deseja ter uma maior organização de tudo o que acontece no prédio.

Continue a leitura para entender porque é recomendável que você automatize o seu calendário de manutenção!

Por que devo ter atenção ao calendário de manutenção?
Algumas das funções mais importantes dos responsáveis por condomínios é estabelecer a direção do seu trabalho e manter uma boa organização da verba de dinheiro disponível.

Com um calendário de manutenção, além de manter os residentes informados sobre o que acontecerá no prédio quando se trata de reformas, você também poderá ter uma visão dos gastos do ano.

Uma maneira de garantir que você use os recursos com sabedoria é criar um plano anual. Quando usado de forma eficaz, o calendário de manutenção torna-se um roteiro para a administração controlar as operações e para os residentes estarem preparados para as manutenções, sem serem pegos de surpresa.

Uma abordagem proativa para equipamentos, instalações, manutenções e reformas fortalecerá os relacionamentos com os locatários, bem como suas margens de lucro.
Aqui estão algumas situações que podem estar no calendário de manutenção:

  1. Revisão de equipamentos e acessório de emergência Verificação da funcionalidade dos acessórios de emergência, incluindo extintores de incêndio, detectores de fumaça e monóxido de carbono e assim por diante.
  2. Inspeções de determinadas áreas Realização de inspeções consistentes do telhado, calhas, isolamento e ventilação, pensando em cuidar de qualquer dano.
  3. Planejamento de manutenção Planejamento de manutenção do aquecimento e do resfriamento para evitar incêndios e economizar energia, incluindo os radiadores de água quente e a substituição dos filtros.
  4. Investigação em busca de problemas Investigação no prédio em busca de vazamentos em áreas problemáticas, como janelas, portas, encanamentos e gás para evitar possíveis danos.
  5. Controle de pragas Programação para o combate e controle de pragas de rotina para evitar infestações que podem ser prejudiciais ao condomínio.
  6. Inspeção elétrica Inspeção dos fios elétricos rotineiramente para manter seu sistema atualizado e seguro.
  7. Repintar paredes Repintar as paredes se necessário e reaplicar o selante pelo menos a cada poucos anos para ajudar a conservar a estética do condomínio.
  8. Cronograma de limpeza Elaboração de um cronograma para a limpeza regular das áreas comuns, entradas, piscinas, dutos de ar e outros locais suscetíveis ao acúmulo de sujeira.
  9. Cuidados com a fachada do prédio Manter a segurança e a atratividade da fachada e do paisagismo, incluindo poda, remoção de folhas e eliminação de riscos como galhos baixos, por exemplo.

Por que devo automatizar o calendário de manutenção?
Agora que você já entendeu a importância de ter um calendário de manutenção bem organizado, se está com dúvidas se automatizá-lo é uma boa opção, existem algumas coisas que precisa saber.

A primeira coisa que você tem que saber é que os tempos mudaram e continuarão a mudar, e a tecnologia faz parte do nosso dia a dia.

Se você tem à sua disposição a possibilidade de ter um processo automatizado para evitar problemas e torná-la mais simples e eficiente, por que não aproveitá-la?

Os responsáveis por condomínios estão mais do que nunca aproveitando todas as tecnologias que os beneficiam. Não somente a eles, mas a todos que frequentam o seu prédio.

E os benefícios são diversos. Para moradores de apartamentos, pense em alto-falantes inteligentes, iluminação, termostatos, dispositivos de segurança doméstica e assim por diante.

Os locatários são atraídos por essa tecnologia devido a sua conveniência, facilidade de uso e acesso imediato aos serviços.

Isso se traduz diretamente em serviços de apartamento. Os residentes esperam serviços ainda melhores e mais imediatos de seus proprietários e/ou administradores de condomínio.

Mas, voltando para a automação de calendário de manutenção, por que essa é uma boa opção para condomínios?

Porque você poderá simplesmente deixar tudo programado em um sistema.

Um software para condomínio pode oferecer esta funcionalidade, onde você poderá determinar datas onde aconteceram reformas ou manutenções no prédio, como:

  • Manutenção de elevadores;
  • Manutencao de portoes;
  • Inspeções de segurança e muito mais, assim como já citamos no tópico anterior.

Quando adicionar as manutenções no sistema, você poderá colocar uma data de início e fim. Ao chegar a data final, você receberá um aviso, para que possa prorrogar a informação (caso seja necessário).

Isso vai te ajudar a deixar os períodos de manutenção organizados e ainda poderá manter uma boa comunicação com os moradores do prédio, Isso porque poderá informar corretamente quando e durante quanto tempo será feito algum trabalho de manutenção no prédio.

Conclusão
Criar um calendário de manutenção é essencial para qualquer condomínio, mas você pode tornar essa tarefa muito mais organizada e eficaz.

Não tenha dúvidas de que a automatização de tarefas poderá te ajudar a tornar o seu dia a dia muito mais prático. Afinal, você contará com a ajuda da tecnologia, que tanto vem avançado para oferecer soluções para a nossa rotina diária.

Agora que você já sabe por quais motivos deve avaliar a opção de automatizar o seu calendário de manutenção, tenha a certeza de que está escolhendo um sistema que seja ideal.

Mas, não somente para a automação do calendário de manutenção, mas também para várias outras necessidades que fazem parte da rotina de administração de condomínios.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que tenhamos tirado algumas das suas dúvidas sobre automatizar o seu calendário de manutenção.


Faça um teste!

Veja todas as funcionalidades em ação.

Startup acelerada por:

B2Mamy   Sebrae   Founder Institute   WeWork Labs