Reservas de academia - Como proceder durante o período de pandemia

Reservas academia já é algo que foi liberado em muitos condomínios, mas como realmente proceder durante o período de pandemia de forma segura?

Desde o início dos casos de Covid-19, foi necessário realizar algumas medidas para promover o isolamento social, como o fechamento de áreas comuns em condomínios.

E isso inclui a academia, que é um dos ambientes mais frequentados pelos moradores. Depois de meses com as áreas comuns fechadas, alguns condomínios já as reabriram, seguindo medidas de segurança, como as reservas dos espaços, para evitar aglomerações de pessoas.

Mas, quando se trata de academia, será que realmente é possível fazer isso? Como proceder durante este período de pandemia?

Hoje, neste post, falaremos sobre algumas recomendações para os condomínios residenciais que já começaram ou vão começar a flexibilizar o uso das áreas comuns, principalmente sobre as reservas academia.

Vale deixar claro que adotar as medidas fica a critério de cada condomínio, de acordo com suas regras, características e vontade da maioria de seus moradores.
Confira!

Cuidados para a reabertura e procedimento de reservas academia em condomínios


As decisões sobre fechar ou limitar o uso das áreas comuns foram tomadas pelos próprios condomínios, sempre considerando as orientações das autoridades - órgãos públicos e de saúde -, além do bom senso.

O mesmo deve acontecer com a flexibilização da quarentena para a reabertura das áreas comuns. Cada condomínio possui suas particularidades, como tamanho, fluxo de pessoas, perfis de moradores, etc.

Ou seja, qualquer tipo de decisão deve ser tomada considerando todos esses fatores, além de sempre seguir a vontade da coletividade do prédio antes de fazer qualquer liberação.

Quando se trata de reservas academia, muitas dúvidas podem surgir tanto para o síndico e os funcionários do condomínio, quanto entre os moradores.

Alguns condomínios possuem condições operacionais para uma higienização eficaz do espaço, o que inclui os equipamentos de exercícios. Por esse motivo, o uso pode ser liberado, seguindo algumas regras, como:

  • Frequência controlada;
  • Opção de reserva;
  • Número limitado de pessoas no espaço por horário - que deve ser de acordo com a capacidade do local.

Se o condomínio não tiver uma equipe efetiva para realizar a limpeza frequente do espaço, é fundamental comunicar os moradores sobre as regras de higienização, que devem ocorrer antes e depois da utilização de cada equipamento, além do uso de máscaras e o distanciamento de outras pessoas.

É importante que o condomínio faça a definição de critérios para reservas academia, conforme as suas características. Por exemplo;

  • Período máximo de uso por dia;
  • Quantidade de agendamentos feitos;
  • Prazo máximo para fazer a reserva, entre outros.

Essa flexibilização pode ser feita aos poucos. O condomínio pode determinar que o uso deve ser de apenas 1 morador a cada hora, mesmo que o espaço seja grande.

Tudo vai depender muito da decisão do condomínio e da opinião dos seus moradores, sempre seguindo todos os cuidados necessários para a utilização da área.

Cuidados para todas as áreas comuns

Além da academia, outras áreas comuns também estão tendo flexibilização em seu uso. Porém, é fundamental que todos sigam os cuidados necessários, como:

  • Todos devem usar máscara ao transitar pelas áreas comuns;
  • O condomínio deve disponibilizar álcool em gel em todas as áreas - em frascos ou totens, por exemplo;
  • Manter os ambientes com o máximo possível de ventilação natural;
  • Suspender o uso e acesso de convidados;
  • Manter as reservas das áreas de forma organizada.

No entanto, essa flexibilização das áreas comuns só deve ocorrer após a consulta e a aprovação da maioria dos moradores. Caso isso aconteça, é necessário que o condomínio crie regras para o uso dessas áreas comuns, através de agendamento prévio e reserva, que deve ser feita pelos condôminos.

Também é fundamental definir:

  • Horário de funcionamento - ele será reduzido ou normal?
  • Intervalo entre as reservas;
  • Limites de reservas por dia, semana e mês;
  • Quantidade de usuários por vez, etc.;

Caso os moradores e o condomínio queiram uma flexibilização maior, também é necessário ter cuidados ainda maiores, como por exemplo, seguir à risca o distanciamento social de 2 metros entre as pessoas e o compartilhamento de itens só deve ocorrer após a devida higienização.

Também é fundamental incluir uma rotina rígida de limpeza de acordo com os dias de utilização das áreas comuns.

Considerações finais
Como você pode ver, a utilização de áreas comuns realmente está se tornando mais flexível. Desde que o condomínio siga todas as recomendações de higienização - e exija o mesmo dos moradores em áreas comuns -, é possível oferecer a opção de reservas academia.

Ainda não sabe como fazer isso? Se você já utiliza uma plataforma de condomínio, pode verificar se ela oferece alguma opção que pode te ajudar com as reservas.

Caso ainda não utilize, vale a pena pesquisar por algumas opções e escolher a que melhor atenda às suas necessidades.

Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo e que, a partir de agora, possa implementar as reservas academia da melhor forma possível em seu condomínio!