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Saiba como gerenciar reserva de área comum no condomínio


Morar em condomínio tornou-se uma opção muito atraente para as pessoas que desejam mais segurança, comodidade e conforto. Mas um dos desafios é o relacionamento entre os moradores. Muitas vezes surgem conflitos e desavenças, como a reserva de área comum por mais de um morador.

Você, síndico, sabe como gerenciar a reserva de área comum? Neste artigo, apresentaremos quais são as áreas de uso comum para os moradores que podem ser reservadas e dicas de como gerenciar esses espaços, de modo a facilitar a vida no condomínio.

Quais são as áreas de uso comum no condomínio?

As áreas de uso comum são destinados para a utilização de todos os condôminos, seja para diversão, entretenimento ou reuniões. Esses espaços são compartilhados por todos os moradores, a não ser que conste no regimento interno a suspensão do uso delas em casos de inadimplência — falta de pagamento da cota condominial.

Os espaços de uso comum que podem ser utilizados por todos os moradores e ser reservados são: salão de festas, piscina, quadra de tênis, espaço gourmet e playground, além das salas de reunião, ginástica e jogos.

Os principais desafios que um síndico enfrenta com o compartilhamento desses espaços são o barulho, a má utilização, a falta de limpeza, a apropriação da área de uso comum por um morador ou grupo e, por último, dois ou mais moradores reservando o mesmo local na mesma data e horário.

Para evitar esses transtornos, confira algumas dicas no próximo bloco.

Como gerenciar e controlar as áreas de uso comum?

Convoque os condôminos para uma assembleia para tratar exclusivamente dos problemas relacionados ao uso de áreas comuns. Apresente os problemas enfrentados, além de permitir que eles apontem outras dificuldades. Com base no Código Civil para condomínios e o voto da maioria, estabeleça regras para o uso dos espaços comuns.

As regras devem ser concisas e bem claras, de fácil entendimento por todos. Para garantir que não haja erros quanto ao uso das áreas, informe as decisões tomadas na assembleia. Comunique os moradores por meio de e-mails, mensagens de textos e memorandos impressos. É muito importante que o síndico esteja disponível para tirar eventuais dúvidas.

Utilize também um aplicativo para condomínios. Com um app, as reservas são feitas de forma simples e automatizada. Além de poupar tempo para o síndico, que poderá se concentrar em outras atividades mais importantes, os erros com a reserva de um mesmo espaço para mais de um morador serão erradicados.

Por meio do aplicativo, o condômino solicita o uso de uma área comum, informando o espaço, a data e o horário desejados. Caso o local esteja disponível, ele recebe um e-mail confirmando a reserva e aguarda o deferimento da solicitação pelo síndico ou outro responsável.

O app também permite que sejam visualizadas as regras para o uso das áreas, conforme o que foi definido no regimento interno. Como exemplos, citamos o períodos de uso, antecedência para reservas (mínima e máxima), desistência do espaço, quais ambientes não podem ser reservados juntos e número máximo de reservas de determinado ambiente por mês.

O gerenciamento de um condomínio não é uma tarefa fácil. No entanto, muitas soluções estão surgindo para ajudar a melhorar a qualidade da administração. Por meio do planejamento, diálogo e uso da tecnologia, o síndico pode administrar de forma mais eficiente o seu condomínio.

Quer melhorar o gerenciamento de reserva de área comum em seu condomínio? Então, entre em contato com a nossa equipe para conhecer mais sobre o app e garanta mais tranquilidade e harmonia entre os moradores.


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