Blog


Os 5 mandamentos de um síndico profissional de sucesso


O síndico profissional é um dos elementos mais importantes para a organização de um condomínio. É ele quem vai controlar todas as despesas, entender como lidar com o morador inadimplente, saber como traçar as melhores estratégias para que os vizinhos não entrem em conflitos, além de resolver diariamente problemas comuns a todos os condomínios.

No entanto, para ser um profissional de sucesso, é preciso conhecer quais são os principais mandamentos de quem ocupa essa posição! Pensando nisso, elaboramos este post para que você possa se inspirar. Boa leitura!

1. Conhecer bem o condomínio

Esse é o fator primordial que vai fazer com que o síndico exerça seu papel com excelência. É necessário que o profissional conheça muito bem todos os assuntos referentes ao condomínio, desde quesitos estruturais até fatores de administração. 

Sendo assim, o profissional estará ciente do fluxo de caixa do condomínio, da quantidade de moradores inadimplentes, dos problemas físicos mais importantes a serem resolvidos, entre outras questões.

Além disso, é preciso que o síndico entenda sobre a Legislação Condominial — a obrigatoriedade da convenção de condomínio, o que deve conter no regimento interno etc. Todos esses documentos trazem questões que podem surgir no dia a dia de sua gestão. Portanto, a leitura atenta deve ser a primeira tarefa de um profissional recém-eleito a esse cargo. 

2. Ter autoridade sem autoritarismo 

Como qualquer cargo que exerça liderança, é preciso que o síndico tenha autoridade. É ele quem vai liderar as assembleias cujos assuntos são de interesses dos condôminos, além de informar decisões que muitas vezes podem não agradar a todos os moradores. Ter autoridade é, portanto, entender sobre os assuntos explanados, ter confiança no que é dito e saber apresentar de maneira que as pessoas entendam os motivos de determinadas situações.

No entanto, o autoritarismo só tende a desagradar. Saiba ouvir o que as pessoas têm a dizer, reconsidere decisões caso as opiniões sejam pertinentes e entenda os lados opostos de uma mesma história. Além disso, o profissional não pode criar regras de acordo com o seu entendimento: é preciso seguir aquelas já previstas e estabelecer ações para que os moradores também as sigam. 

3. Ter boa estratégia de comunicação

O síndico profissional precisa estabelecer uma excelente estratégia de comunicação. Conforme abordado, as assembleias são as reuniões cujo objetivo é apresentar questões referentes à administração do condomínio. Nelas, o síndico precisa atentar aos diferentes perfis de moradores, pois cada um vai reagir às pautas de maneira diferenciada. Dessa forma, é preciso que o profissional tenha uma boa estratégia para apresentar os comunicados.

É preciso, ainda, que ele estabeleça campanhas de melhorias para o prédio. A água está vindo com um preço acima do que seria normal? Faça conscientização sobre o consumo. As pessoas estão deixando a área de lazer sujas após o uso? Novamente, campanhas podem fazer com que mudem seus hábitos.

4. Nunca descuidar da segurança 

Com a violência cada vez mais crescente nos centros urbanos, é preciso que o síndico profissional nunca descuide da segurança de seu prédio. Para isso, o indicado é estar por dentro das tendências que mais estão em alta no mercado, como interfone virtual, porteiro eletrônico, alarmes com sensores, entre outros.

Assim, basta selecionar aquelas que mais condizem com a realidade de seu condomínio para oferecer a comodidade necessária aos moradores, garantindo a eficiência da segurança.

5. Ser organizado

Por fim, é essencial que o síndico profissional seja organizado para conseguir lidar com as tarefas diárias de um condomínio. Por essa razão, todas as despesas e ganhos devem ser registrados, além de haver a necessidade de oficializar todas as metas presentes em um planejamento anual de mudanças necessárias.

Dessa forma, ele vai transmitir responsabilidade aos condôminos, gerando confiança naqueles que apostaram em seu trabalho para aquela administração. 

Conforme você observou, apresentamos 5 mandamentos que todo síndico profissional deve seguir para que a legislação seja seguida corretamente e os condôminos estejam satisfeitos com a gestão. Assim, as melhorias serão sentidas no dia a dia do condomínio, o que só é possível por meio de uma boa administração. 

Conhece alguma outra dica para que um síndico se torne um profissional de sucesso? Deixe seu comentário para fomentar o debate!


Faça um teste online!

Veja todas as funcionalidades em ação.

Startup acelerada por:

B2Mamy   Sebrae   Founder Institute