Blog


Alerta: NOVO GOLPE aplicado nos condomínios


O portal G1 trouxe uma matéria sobre um novo golpe que está sendo aplicado em condomínios, o roteiro é o seguinte, uma pessoa liga para a portaria do condomínio, se identifica como morador e diz o “Paulo” e “Marisa” ficarão hospedados no seu apartamento, essa pessoa chega até a identificar essas pessoas com número de RG, essa pessoa que está aplicando o golpe já estudou o condomínio e usa o nome de um morador que está viajando. Para muitos parece que está tudo certo, a pessoa do outro lado é cordial, fala um português impecável, tem um tom de voz altivo, enfim você jura que é um morador.

Muito condomínio caem nesse golpe, na melhor das hipóteses é um roubo cirúrgico, as pessoas entram no apartamento e sabem exatamente o que buscam, outras vezes é aquele caos, rendem moradores, apavoram todos, ameaçam, dizem que se alguém do prédio denunciar voltam para tocar o terror. Separamos abaixo algumas soluções para você não cair nesse golpe.

Treinamento, treinamento, treinamento

Seu time de portaria e controle de acesso precisa estar bem treinado, precisa ser perspicaz e o mais importante, precisa conhecer os moradores e seus hábitos. Outro ponto ainda sobre o time de portaria e controle de acesso é a contratação, essas pessoas precisam ser escolhidas com lupa, não é qualquer um de pode trabalhar nessa posição.

Processos e procedimentos bem definidos

Costumo dizer que não existe nada pior que um precedente, explico, regra é regra, a regra é um mantra, a regra é m dogma, não se quebram regras, não se abre precedente, se isso acontecer, sempre vai ter aquele velho caso: ” Aaaah, mas na semana passada o Joãozinho deixou o entregador de pissa subir”, pronto … precedente aberto, regra quebrada, vulnerabilidade exposta … pode parecer algo bobo, simplório, afinal é só uma pizza, pode ser ou pode não ser, e caso seja um assalto, tenha certeza, esse mesmo morador de choramingou para a pizza subir, vai ser o primeiro a reclamar da falta de segurança do condomínio.

Cadastro atualizado e em local seguro

Esse mesmo caso citado na reportagem do G1 já aconteceu em um condomínio cliente nosso, lá eles usam nosso módulo de portaria online, onde o morador pré autoriza a entrada de parentes ou amigos. Pois bem, foi a mesma historinha, só que nessa caso a resposta foi incisiva: “Desculpe, mas o morador XYZ não deixou seu nome com permissão de entrada”, a pessoa do outro lado muito bem vestida insistiu, disse que veio de outro estado, fez uma história do tamanho do mundo … resumindo, o síndico do condomínio, mandou um WhatsApp para o morador, que prontamente respondeu: “É golpe … pode chamar a polícia”.

O Organize meu Condomínio possui um completo cadastro dos moradores e das pessoas que trabalham no apartamento, esses dados são absolutamente seguros sob criptografia SSL, a mesma usada nos bancos, além disso, só o síndico e o próprio tem acesso a esse dados. Além disso temos um módulo de portaria online, para o morador registrar pessoas que eventualmente esteja autorizadas a entrar na unidade … e para reformas, como isso acontece? Temos também um módulo de reformas / obras onde o morador determina quando vai acontecer sua obra e quais são o profissionais habilitados a entra na unidade.

Conheça nossa portaria online


Faça um teste online!

Veja todas as funcionalidades em ação.