Blog


Assossindicos, trocando ideias sobre a crise da água


Tive o privilégio de ser um dos palestrante do 1º trocando ideias de 2015, sob o tema “Água”. Nesse evento discutimos nossa nova realidade (em São Paulo), os desafios e como enfrentar a falta de água.

O grande desafio tem sido esclarecer os moradores de condomínios a consumirem menos água, e isso é uma tarefa muito difícil uma vez que a grande maioria dos prédios da Cidade de São Paulo não possuem sistema de individualização de consumo. Como o morador não acompanha o seu consumo, e em teoria ele não sente a falta d’água, acaba sendo muito difícil sua conscientização.

Alguns condomínios tem adotado um rodízio para conter o consumo, o zelador fecha o registro durante algumas horas do dia, exemplo: das 6hs até as 12hs da manhã todos os apartamento têm água, das 13hs até 17hs a água é cortada, voltando no período das 18hs até as 23hs, e para o período das 00hs até as 5hs a água é novamente cortada.

Um dos nossos debatedores levantou a legalidade dessa medida, o síndico, ou o zelador não podem tomar essa decisão sem uma aprovação em assembleia, essa media, desta forma é ilegal. Para que uma ação como esta tenha respaldo é necessário de seja feita uma assembleia e a maioria simples deve aprovar tal medida.

Uma outra medida muito eficiente no combate ao consumo é a troca das bacias sanitárias antigas, por bacias com caixa acoplada. Essas bacias com caixa acoplada chegam a gastar 200 Litros a menos que as bacias antigas, e essa troca acaba se pagando em 9 meses, ou seja o que deixa de gastar com água paga a compra e substituição das bacias.

Qual a melhor maneira de fazer isso?
Convoca-se uma assembleia, e coloca-se em votação esse tema, obtendo a maioria simples você pode dar sequencia na sua obra.

Para que essa medida seja eficiente é necessário a troca de todas as bacias de todas as unidades, dessa forma, você conseguirá um melhor preço na compra das bacias e contração de um encanador que trocará todas as bacias de todas as unidades.

Um exemplo dessa medida é o programa “Toilet Replacment” da cidade de NY, lá o objetivo dele é trocar 1.000.000 em toda a cidade.

Essa medida pode gerar um redução de 20% no consumo global do seu condomínio.


Faça um teste online!

Veja todas as funcionalidades em ação.