Blog


Como lidar com a inadimplência no condomínio


Em um período como este que estamos vivendo, equilibrar as contas é um grande desafio para as famílias e infelizmente em algum momento podemos ter alguns de nossos moradores inadimplentes com sua cota condominial. Como lidar com essa situação? Como fazer uma abordagem para resolver essa situação?

O primeiro ponto que gosto de lembra é sobre o que é a instituição “Condomínio”, costumo dizer que é uma empresa com “N” sócios, que são os moradores. Quando um desses sócios deixa de cumprir com sua obrigação, o peso aumenta para os demais, por isso é muito importante mantermos o equilíbrio.

Então, é muito importante acompanhar a evolução da sua inadimplência e entender o que está acontecendo, marque uma conversa com o morador, bata um papo e tente entender a situação que ele está passando. Existem casos, que são pura descaração, o morador troca de carro, dá festa no salão e não paga o condomínio nem por milagre … esse caso está até fácil de resolver, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) concordou com a cobrança de 10% de multa a um condômino recorrente, veja mais aqui.

Para casos onde o morador está passando por algum situação mais particular, seja ágil em detectar a situação e propor algum tipo de acordo ou parcelamento, explique a situação financeira do condomínio e até proponha que o morador procure algum banco ou instituição financeira para ajudá-lo nesse momento. Existem algumas instituições, com o Banco Máxima que são especializados em empréstimo com garantia imobiliária, saiba mais aqui.

Em 18 de março de 2016 entrou em vigência o novo código de processo civil, lei 13.105/2015, onde está previsto um trâmite mais ágil.


Faça um teste online!

Veja todas as funcionalidades em ação.