Blog


Fórum Água – SindusCon-SP


No dia 25 de fevereiro tive a oportunidade de participar como ouvinte do Fórum Água promovido pelo SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo).

Neste evento estavam presentes autoridades do Governo do Estado de São Paulo e representantes de entidades profissionais:

Governo do Estado de São Paulo
Prefeitura da Cidade de São Paulo
Abrasip
Apeop
Asbea
Abrainc

Existem um consenso que o momento atual não é exatamente um momento de crise, e sim uma mudança de paradigma.

A crise pode ser definida como um momento ou situação de perda, ou uma fase de substituições rápidas, em que se pode colocar em questão o equilíbrio da pessoa. Torna-se, então, muito importante a atitude e comportamento da pessoa face a momentos como este.

Previsões otimistas dizem que em 5 anos os reservatórios atingiriam seu nível desejável outros profissionais preveem 25 anos, em linhas gerais, o custo da água ficará mais caro e seu acesso mais restrito. A grande discussão que tem sido colocada em pauta é como podemos economizar ou reusar o recurso já existente.

Um dos palestrantes citou que em uma pesquisa com compradores de imóveis, essas pessoas estariam dispostas a pagar mais por imóveis equipados com dispositivos/equipamentos para economia e reuso da água, e isso é um diferencial para a decisão de compra.

Também foi citado pelo Sr Américo Sampaio (Coordenador de saneamento da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos), uma iniciativa tomada pela prefeitura de NY, onde foram trocadas 1.000.000 de bacias sanitárias por bacias com caixa acoplada. Essas novas bacias reduzem em 200L/dia o consumo rem relação ao equipamento antigo, e o custo por essa troca se paga em 9 meses, ou seja, a economia de água gera um consumo menor durante o mês e essa valor economizado para a troca da bacia no prazo de 9 meses.

Outra informação muito importante para os condomínios é sobre a distribuição do consumo nos apartamentos residenciais: o chuveiro responde por 55% do consumo de água e medidas simples como a instalação de redutores/reguladores de pressão podem gerar um economia de 50% no consumo residencial.

Economizar água em condomínios continua a ser um grande desafio pois é uma medida coletiva que necessita da colaboração de todos os moradores.


Faça um teste online!

Veja todas as funcionalidades em ação.