Blog


Síndico profissional X Síndico morador


Dúvidas, dúvidas, muitas dúvidas quando o tema vem à tona!

Essa é uma resposta que talvez não tenha uma única resposta, ou pelo menos nunca haverá um consenso então vou dividir aqui uma experiência minha. Nos últimos dois prédio eu participava do conselho de administração, porém a diferença era brutal, o anterior, m prédio antigo, com mais de 30 anos, 8 andares 32 famílias a única área disponível era um salão de festa … bem caidão. O meu prédio atual, é totalmente diferente duas torres, 3 subsolos, 3 piscinas, academia …

A minha experiência é a seguinte, um prédio novo, recém entregue, especialmente hoje em dia é uma bomba relógio, sabe por que?
A resposta é simples, as construtoras estão entregando os prédios com um nível de acabamento / qualidade muito, muito aquém do contratado, olha só o meu caso: 2 piscinas com infiltração, portão de acesso de veículos entregue com motor residencial, não vou entrar em detalhes, mas temos uma lista de 72 melhorias a serem executadas.

O ponto principal é que muitas vezes o morador acha que o síndico é um funcionário “dele”, e está 100% à sua disposição, e na verdade a situação não é bem assim. O seu dia-a-dia será tomado por follow-up com a construtora, encontra novos fornecedores, fiscalizar o dia-a-dia da operação do prédio, sim … essa história de condomínio club é bem legal, mas para fazer isso funcionar é preciso dedicação e profissionalismo, afinal todo mundo quer ir para a academia do prédio e usar a esteira … aliás, uma de nossas esteiras está quebrada e o fabricante de 60 dias para passar o orçamento. Bora lá buscar outro fornecedor.

A minha conclusão é simples, avalie o quanto é complexa a operação de seu prédio, se você(s) avaliarem que existem muitas tarefas/atribuições, terceirizem, só uma dica, esse síndico profissional não pode ser da empresa que faz sua administração ou da empresa de serviços, afinal não faz sentido, uma vez que ele terá que fiscalizar as duas partes.


Faça um teste online!

Veja todas as funcionalidades em ação.