Blog


Terceirização de Portaria, Limpeza e Serviços: como fazer uma boa contratação


O condomínio tem um serviço a ser feito, quem contratar? Uma dúvida bastante comum é a escolha entre os profissionais autônomos e a terceirização. Quando e como optar por contratar empresas terceirizadas?

Primeiramente é preciso pesquisar o tipo de serviço que se quer contratar. Pesquisar as empresas no mercado que terceirizam esses serviços. Contatar outros condomínios que já contratam aquela empresa pode ajudar muito a evitar problemas. Há empresas que prometem muito e no fim são até processadas pelos seus funcionários que não têm os direitos cumpridos e acabam cobrando dos condôminos por não saberem a quem recorrer.

Problemas existem em todos os setores, por isso é sempre bom pesquisar as referências, se possível conversar com outras empresas que contrataram seus serviços e ver o quanto estão satisfeitas.

Contratar um profissional isolado, autônomo, porque conhece alguém que faz o serviço ou alguém tem um parente que faz, pode ser um pouco arriscado. Porque se essa pessoa fica doente ou tem algum imprevisto grave e não pode ir trabalhar, o condomínio é que ficará no prejuízo e terá de correr contra o tempo em busca de alguém para substituir aquele funcionário.

A terceirização evita esse tipo de constrangimento ao repor ela mesma a falta de um funcionário devido a alguma urgência. Ela conta com vários profissionais cadastrados e tem a capacidade de deslocar um para cobrir outro. O condomínio não corre o risco de ter os serviços interrompidos porque, por exemplo, uma pessoa recebeu uma oferta melhor.

O contrato por escrito com todos os fatores determinados também pode evitar cobranças indevidas e assegurar direitos dos condôminos. Quando se contrata uma diarista por exemplo uma vez na semana não é obrigatório assinar a carteira trabalhista. Menos ainda se for um jardineiro contratado uma vez ao mês. Na maioria dos casos acaba sendo um contrato verbal. Se ocorrer algum problema não será possível provar nada.

Além do fato já citado de que o serviço poder ser interrompido a qualquer momento, sem tempo de procurar outra pessoa, o condomínio todo irá reclamar. Logo a terceirização bem contratada é a melhor solução para evitar problemas futuros e garantir a continuidade do serviço.

Os profissionais também precisam ser confiáveis, a terceirização ainda é a melhor opção, pois eles selecionam seus profissionais e têm a imagem da empresa manchada se algo não sair como deve. A empresa se preocupa em mandar pessoas de confiança para trabalhar em seu condomínio.


Faça um teste online!

Veja todas as funcionalidades em ação.