Blog


Virei síndico, e agora? Saiba por onde começar!


O gerenciamento eficiente de um condomínio é garantido pelo bom trabalho do síndico. Para assumir esse cargo, são necessárias competências pessoais como paciência, resiliência, organização e disciplina.

Apesar de parecer uma tarefa muito difícil no início, à medida que são reunidas as informações necessárias para o trabalho, a função se torna mais compreensível. Confira cinco dicas práticas e simples de como se organizar na administração do condomínio.

1. Conheça as convenções, normas e leis condominiais

O primeiro passo para realizar as atividades é se familiarizar com a atual situação. Procure ler e se inteirar sobre as convenções e normas de convívio acordadas. Em relação aos aspectos legais, o instrumento principal de regulação do condomínio é o Código Civil – Lei nº 10.406/2002.

Dos artigos 1331 ao 1357, são descritos os direitos e deveres dos moradores. A partir daí, pode ser feita uma análise de como essas normas serão aplicadas dentro de cada contexto. Em caso de maiores dificuldades, o indicado é buscar auxílio de uma assessoria jurídica especializada.

2. Verifique a situação estrutural do edifício

A infraestrutura de um condomínio necessita de constante atenção e manutenção. Portanto, busque fazer uma inspeção geral em itens como equipamentos de segurança, fachada, áreas comuns e terraço, além das partes hidráulica, elétrica e de gás dos prédios.

É importante examinar os documentos – notas fiscais e laudos, por exemplo – que comprovam a realização de manutenções obrigatórias, sempre respeitando as normas e certificações técnicas. De acordo com o Novo Código Civil, existe também a obrigação da contratação de seguro contra incêndio, cuidados com o sistema de para-raios e limpeza de caixas d’água.

Outro detalhe importante é que, para toda e qualquer obra no condomínio, é necessário o acompanhamento de um engenheiro e corpo técnico especializado.

3. Comunique-se com os funcionários

Um dos grandes facilitadores do trabalho de qualquer administrador é ter um bom relacionamento e comunicação com os colaboradores. Construindo uma relação de confiança entre patrão e empregado, os funcionários se sentirão confortáveis para relatar o que acontece no cotidiano –  coisas que por muitas vezes passam despercebidas pelo síndico.

O desenvolvimento de um canal de comunicação eficiente possibilita que o administrador fique por dentro do dia a dia do edifício e das demandas mais urgentes.

4. Busque ferramentas facilitadoras

A ocupação de síndico envolve várias tarefas. É fundamental que se tenha organização - para não se perder no volume de afazeres - e clareza em relação às decisões e repasses aos condôminos.

Para isso, o administrador pode se valer de aplicativos e planilhas eletrônicas para organizar calendários de manutenção, reservas de salão de festas, registros financeiros, multas, encargos trabalhistas, comunicação entre os moradores, entre outras coisas. O foco principal é simplificar as atribuições e deixar as informações mais didáticas e objetivas, facilitando as tomadas de decisão nas assembleias gerais.

5. Seja transparente e proponha uma gestão colaborativa

Um dos maiores erros na administração de um condomínio é o autoritarismo. Em um ambiente onde se deve mediar conflitos e dificuldades coletivas, não é possível agir de maneira egocêntrica na hora de tomar decisões.

Para ter sucesso em sua gestão, estimule a participação dos demais moradores. Promover a troca de opiniões – seja presencialmente ou por ferramenta digital – limita ruídos de comunicação e permite maior envolvimento dos condôminos nas decisões importantes. Uma das atitudes mais valorizadas pelos moradores é a transparência. Ações claras e objetivas criam um vínculo de empatia e respeito entre todos.

6. Coloque seu condomínio online

Estamos no século XXI, então uma boa medida para se estudar é colocar seu condomínio online use um sistema ou app para te ajudar no dia-a-dia, especialmente em grande condomínios, enviar comunicados para todos os morador em um clique ou saber quais são os equipamentos que estão próximos da data de manutenção, é um grande alívio para qualquer síndico.

E então? Esse post sobre administração de condomínio foi útil para você? Continue lendo o blog e confira mais informações e dicas no manual do síndico.


Faça um teste online!

Veja todas as funcionalidades em ação.