Como otimizar o recebimento de encomendas no condomínio?

Devido à facilidade em fazer compras pela internet, o recebimento de encomendas tem se tornado uma tarefa cada vez mais comum nos condomínios. Porém, tem aumentado na mesma proporção os casos de extravio e troca correspondências, o que ocasiona uma situação desagradável entre o porteiro e os moradores. Em alguns casos há até a recusa de receber alguns produtos.

Essa situação é mais comum em condomínios fechados, porque é necessário que uma pessoa externa entre no local. Realmente não é uma situação confortável e pensando nisso abordaremos neste post algumas dicas que ajudarão a evitar problemas. Acompanhe a seguir.

Boa vizinhança

Por incrível que pareça, a boa relação entre as pessoas que vivem no condomínio ajudam a evitar problemas. É importante que o relacionamento seja pautado com base na confiança, porque sem ela fica difícil estabelecer regras com o intuito de organizar o procedimento, além de, dificultar a comunicação entre as pessoas no local.

Uma medida que facilita o processo é o morador procurar avisar ao porteiro sempre que for receber uma determinada encomenda. O profissional estando ciente, recebe a mercadoria, coloca em um espaço no edifício destinado a isso e, a seguir, avisa ao condômino.

Caso não tenha porteiro, o edifício pode optar por destinar a função do recebimento ao zelador ou síndico. Lembrando que se isso também não for possível, o carteiro fará mais 3 tentativas de entrega. E mesmo assim, se a entrega não for realizada, o objeto ficará à disposição da pessoa na agência dos Correios mais próxima da residência por até 7 dias corridos.

Comunicação

Outro ponto importante é a comunicação entre as pessoas que moram no local. Para assegurar o recebimento dos produtos no condomínio é recomendada a convocação de uma assembleia sobre o tema. A participação do maior número possível condôminos proporcionará que eles conheçam as regras e procedimentos de todas as partes envolvidas e, assim, manter a organização do edifício.

Também é importante orientar a cada colaborador envolvido, como porteiros, zeladores, faxineiros, entre outros, além dos próprios moradores,  sobre as regras definidas na reunião e esclarecer quais são as responsabilidades de cada um.

Regras

O estabelecimento de regras é fundamental para evitar problemas em relação às encomendas ou correspondências. O seu condomínio pode abordar pontos como tamanho máximo permitido, o valor do objeto recebido e o procedimento de cada mercadoria recebida com comprovante de entrega ao destinatário.

Caso seja possível, destine espaço no condomínio com o objetivo de guardar de maneira adequada e segura as correspondências. Defina também um prazo para que o morador retire a mercadoria do local que está armazenada.

Aplicativos para condomínios

Eles têm várias utilidades. Primeiramente, os aplicativos possibilitam que os moradores interajam com a administração do condomínio. O app pode inclusive notificar sobre recebimento de encomendas ou de visitas.

Vale lembrar também que o morador recebe o aviso por e-mail, SMS ou pelo próprio aplicativo quando a correspondência chega no edifício. Sem dúvida, as funcionalidades evitam problemas e facilita a vida de todo mundo, concorda?

Em algumas situações ocorrem problemas no recebimento de correspondência, porém com algumas medidas é possível evitá-las. Entre elas estão a prática da boa vizinhança, a definição de regras, a comunicação interpessoal no edifício e o uso de aplicativos para condomínios.

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