Blog


Entenda a importância de um sistema para condomínio


Os avanços tecnológicos dos últimos tempos estão proporcionando inúmeros benefícios, sobretudo no que diz respeito ao gerenciamento de negócios. Redução da papelada, segurança das informações, melhoria na comunicação, praticidade e agilidade na administração são só alguns deles.

O mais interessante é que esses mesmos benefícios aplicados à gestão de empresas também podem ser utilizados para otimizar a administração de condomínios, facilitando a vida de síndicos, moradores e funcionários.

Neste artigo, apresentaremos a importância e as vantagens de um sistema para condomínio. Confira!

Os benefícios de um aplicativo para condomínios

A administração do dia a dia de um condomínio é bastante complexa. Compreende a utilização dos recursos, o controle de reservas de áreas comuns, o controle de acesso na portaria, os avisos, a prestação de contas, entre outras atividades.

Por isso, a adoção de um sistema para condomínio permite que tudo seja feito com maior qualidade.

Comunicação

Um dos pilares essenciais no gerenciamento de um condomínio é uma boa comunicação. Falhas nesse ponto podem dar início a desentendimentos, confusões e reclamações.

O método mais tradicional de comunicação, como comunicados impressos ou conversas pessoais, por exemplo, já não atende ao cenário atual em que vivemos.

Com a utilização de um sistema, a comunicação entre moradores e síndico se torna mais rápida e eficaz, pois todas as mensagens ficam registradas. Assim, as questões do condomínio são centralizadas em uma única plataforma online, evitando mal-entendidos.

Praticidade

Esses aplicativos permitem reservas de áreas comuns com validação automática das normas internas, autorizações de entrada na portaria e realização de assembleia virtual.

Além disso, facilitam o controle de cobranças e a gestão de encargos, e proporcionam transparência na prestação de contas, já que os documentos são armazenados para consulta dos moradores.

Economia

Um software para condomínio também contribui para redução de gastos, economia de tempo e uma melhora na utilização de recursos, refletindo em aumento da receita.

Toda a burocracia com papeladas é reduzida de maneira considerável, bem como os riscos de erros e retrabalhos, o que aumenta a produtividade.

Segurança

Esses aplicativos contam com total segurança, pois todos os dados são criptografados e armazenados em nuvem. Suas plataformas são de fácil manuseio e responsivas, podendo ser acessadas de qualquer lugar, em qualquer horário, a partir de computadores e smartphones, oferecendo mobilidade para o síndico e os condôminos.

A escolha de um sistema adequado

Existem muitas soluções disponíveis no mercado. Para escolher um sistema para condomínio de maneira adequada, é necessário tomar algumas precauções que assegurem o investimento.

Pesquise a reputação da empresa

Faça uma pesquisa na internet para obter informações sobre a reputação da fornecedora do software. Verifique se há muitas reclamações de clientes e observe como a empresa se posiciona e responde.

Além disso, vale entrar em contato com alguns clientes e obter o feedback sobre o funcionamento da plataforma e sobre a reputação da empresa.

Verifique o suporte oferecido

É fundamental que a desenvolvedora do sistema para condomínio ofereça suporte. Verifique se o suporte é acessível e se o atendimento é realizado por profissionais especializados.

Verifique também quais os canais utilizados para o contato, como chat online, telefone e e-mail; qual o horário de funcionamento; e se as dúvidas e os problemas são resolvidos de forma simples e direta.

Verifique as possibilidades de integração

Outro aspecto muito importante que deve ser verificado é a possibilidade de integração do sistema. Por exemplo, a integração entre o painel de controle da portaria com as câmeras de vigilância, os sensores e os alarmes do condomínio, proporcionando mais segurança.

Outra conexão importante é em relação às cobranças. É preciso se certificar da possibilidade de monitoramento de cobranças de boletos e segundas vias, e da integração com sistemas de arrecadação em geral.

Como você pôde perceber, a utilização de um sistema para condomínio vem para facilitar a vida de síndicos, moradores e funcionários.

O seu condomínio já conta com algum sistema? Quer obter informações mais detalhadas sobre as vantagens de um aplicativo? Então entre em contato conosco. Nós, da Organize meu Condomínio, teremos prazer em ajudar você!


Faça um teste online!

Veja todas as funcionalidades em ação.