Blog


Como escolher o melhor software de condomínio? 5 fatores a considerar!


A gestão de condomínio envolve diversas responsabilidades, mas para ajudar nessas tarefas é possível contar a tecnologia. Atualmente, existem ferramentas desenvolvidas especificamente para isso, trazendo diversas funcionalidades para auxiliar no dia a dia do síndico. 

Mas como escolher o melhor software de condomínio para ajudar na gestão? Essa é uma decisão importante, por isso, preparamos este post, listando 5 fatores que você deve considerar antes de contratar um sistema. Continue a leitura e saiba mais!

1. Ferramentas de comunicação

A comunicação no condomínio é muito importante para integrar os moradores e auxiliar o síndico na solução de problemas. Com ferramentas como o WhatsApp disponíveis, é comum que sejam criados grupos com essa finalidade, mas essa não é a melhor alternativa, pois dificulta o controle sobre as mensagens e a solução de problemas.

Por isso, ao contratar um software de condomínio, verifique quais são as funcionalidades oferecidas relacionadas a comunicação, como:

  • controle de mensagens para a administração (solicitações, dúvidas e ocorrências);
  • envio de mensagens entre os condôminos;
  • agendamento automático de reservas para os espaços comuns.

Dessa forma, fica mais fácil para o síndico atender às demandas do condomínio e acompanhar a agenda de uso das áreas comuns. Para os moradores, isso também traz vantagens: eles têm acesso fácil às informações importantes e conseguem interagir com os outros condôminos. 

2. Controle financeiro

O condomínio precisa lidar com diversas obrigações financeiras relacionadas à manutenção e à conservação, como água, luz, gás, folha de pagamento dos empregados, entre outros serviços. Para isso, é fundamental que todos os condôminos paguem a mensalidade.

É aqui que a funcionalidade de controle financeiro se torna essencial: antes de contratar um software, verifique se ele tem ferramentas para o registro de pagamentos. Com isso, o síndico pode identificar quais moradores estão inadimplentes para tomar as medidas cabíveis.

O ideal é contar com uma ferramenta que permita o cálculo do rateio, a geração dos boletos e a compensação dos títulos no sistema. Dessa forma, a gestão financeira se torna bem mais simples e com menos chances de erros. 

3. Ferramentas de segurança

A segurança do condomínio é fundamental para os moradores, por isso é importante ter uma boa gestão da portaria. Um bom sistema deve oferecer funcionalidades para:

  • controle do recebimento de encomendas;
  • controle de portaria;
  • autorização para visitantes;
  • registro de reformas, indicando os profissionais envolvidos.

Com esse tipo de ferramenta, o condomínio consegue controlar todos os visitantes e evitar a entrada de pessoas estranhas ou que não tenham permissão específica, aumentando a segurança dos moradores. 

4. Calendário de tarefas

Esse é um fator fundamental na hora de escolher o melhor software de condomínio, pois a administração exige o cumprimento de várias tarefas, principalmente o controle da manutenção predial. São vários itens que devem ser verificados regularmente para manter a segurança de todos, como:

  • elevadores;
  • escadas;
  • piscina;
  • extintores.

Por isso, é importante que o sistema conte com um calendário de tarefas para criar um plano de manutenção e não esquecer nenhum item. Outra vantagem é que essa ferramenta também permite o agendamento de contas a pagar e outras obrigações importantes para manter a regularização do condomínio. 

5. Suporte fornecido

Outro item que deve ser considerado é o suporte oferecido pela empresa responsável pelo software. Para aproveitar todos os benefícios que esse serviço proporciona, tanto o síndico quanto os moradores devem aprender a usar todas as funcionalidades. 

Então, antes de contratar, pergunte quais são os canais de atendimento oferecidos e como será feita a implementação do sistema no condomínio. Outra dica, é verificar se é possível fazer um teste grátis: essa é uma ótima forma de avaliar o sistema. 

Como vimos, existem diversos fatores que devem ser analisados na hora de contratar um software de condomínio. Mas para garantir a melhor escolha, busque por sistema que atenda condomínios de diversos tamanhos e favoreçam a interação dos moradores com a administração do condomínio. 

Gostou deste post? Se você está em busca de um software para auxiliar na gestão do seu condomínio, entre em contato com a gente e conheça o nosso aplicativo!


Faça um teste online!

Veja todas as funcionalidades em ação.

Startup acelerada por:

B2Mamy   Sebrae   Founder Institute