Blog


Saiba como criar uma pesquisa de satisfação no condomínio


Precisa melhorar a administração do seu condomínio, mas não sabe por onde começar? Que tal realizar uma pesquisa de satisfação no condomínio? Por meio dela você será capaz de traçar prioridades em vez de fazer apenas aquilo que lhe parece certo.

Além do mais, você passa a dividir a responsabilidade das decisões ao incluir a participação dos moradores. Isso faz com que eles participem mais ativamente das propostas de melhorias. Quer mais motivos para realizar uma pesquisa de satisfação?

Então, continue acompanhando a leitura e veja também algumas dicas de como criar e aplicar uma pesquisa de satisfação. Vamos lá!

Por que aplicar uma pesquisa de satisfação no condomínio?

Geralmente, as pessoas têm dificuldades para expressar sua opinião, principalmente se for para fazer críticas, reclamações ou apontar melhorias na frente de outras. No entanto, com um questionário de satisfação, os moradores podem se sentir mais à vontade para fazer isso.

Se o questionário for preenchido anonimamente, a adesão pode ser ainda maior. Uma pesquisa de satisfação também permite que você tome decisões mais acertadas, uma vez que elas se basearão em dados reais. Com isso, você evita erros ou desaprovações dos condôminos.

Ao fazer uma pesquisa de satisfação, você demonstra que se importa com a opinião dos moradores. Dessa forma, eles se sentirão mais seguros com as decisões que você tomar, e um relacionamento mais sólido entre as partes pode ser construído.

Como criar uma pesquisa de satisfação no condomínio?

O primeiro passo é o planejamento. Antes de começar a elaborar uma pesquisa de satisfação, busque entender o motivo pelo qual você deseja aplicá-la. Por exemplo, ao analisar a limpeza das áreas de uso comum, você pode procurar saber se os moradores estão satisfeitos com a empresa que presta o serviço.

Da mesma maneira, pode avaliar a qualidade dos produtos que estão sendo utilizados. Com base nessas informações, você saberá se deve ou não contratar outra empresa de limpeza ou trocar a marca dos produtos.

Feito isso, o próximo passo é a elaboração do questionário. Nele podem ser abordadas questões relativas a saúde, lazer, segurança, infraestrutura, conveniência, prestação de serviços, sustentabilidade, saúde financeira e gestão condominial. Quer sugestões de enquetes a partir desses temas? Confira algumas abaixo:

  • o boleto chega em tempo hábil para o pagamento das cotas condominiais?

  • Qual é o melhor dia e hora para a assembleia geral ordinária?

  • Acredita que algum projeto ambiental possa ser incorporado ao condomínio, como coleta seletiva?

  • Como você considera a segurança do condomínio? Deveríamos investir mais em equipamentos de segurança?

  • Se fizéssemos um projeto para melhorar a qualidade de vida dos idosos do nosso condomínio, como a contratação de um personal trainner, você estaria disposto a ratear as despesas?

  • Qual a sua opinião sobre a acessibilidade no nosso condomínio (rampa de acesso, corrimão)?

Como aplicar a pesquisa de satisfação no condomínio?

Para estimular a participação dos moradores e despertar o interesses deles, coloque anúncios nos elevadores, nos quadros de avisos e nas caixas de correspondências, explicando o que é e para que serve essa pesquisa de satisfação.

Depois de comunicar os condôminos, é hora de aplicar a pesquisa. Envie o questionário por e-mail ou disponibilize questionários impressos nas caixas de correio de cada unidade. Se você utiliza um aplicativo de gestão de condomínio, pode compartilhar o link do questionário com os moradores.

Disponibilize o questionário por um período de aproximadamente 30 dias, para que todos tenham tempo de respondê-lo. Feito isso, analise os dados e elabore um relatório. Em seguida, compartilhe os resultados para mostrar que a participação dos moradores é relevante.

Tente aplicar a pesquisa uma vez por ano e adapte as questões à medida que os assuntos mais importantes forem surgindo. Com isso, você será capaz de administrar de forma mais democrática, promover o bem-estar comum e valorizar um patrimônio que é de todos.

Agora você já está pronto para criar e aplicar uma pesquisa de satisfação no condomínio. Se gostou deste post, siga nossas páginas nas redes sociais para acompanhar nossas atualizações. Estamos no Facebook e no Twitter!


Faça um teste online!

Veja todas as funcionalidades em ação.

Startup acelerada por:

B2Mamy   Sebrae   Founder Institute