Blog


Você realmente sabe qual é o papel do síndico no condomínio?


Você sabe realmente qual é o papel do síndico no condomínio? Ter esse conhecimento é fundamental para que você possa realizar o seu trabalho corretamente e assim garantir o bom andamento da rotina do condomínio que gerencia.

É importante que você perceba que a atividade de síndico não é tão fácil quanto parece em um primeiro momento, são necessários conhecimentos e habilidades para exercer o cargo com maestria.

Para que você saiba como desenvolver a sua função com qualidade e ter um bom desempenho, listamos as principais atribuições do síndico em um condomínio. Confira a seguir.

Realizar assembleias entre os condôminos

A realização de assembleias com os condôminos é muito importante, pois nessas reuniões o síndico poderá apresentar os relatórios de gastos do condomínio, propor ações, realizar votações para decidir sobre o que deve e o que não deve ser feito etc.

Também é de responsabilidade do síndico fazer a divulgação desse evento, podendo usar ferramentas que vão desde as mais simples, como a fixação de cartazes de aviso nas áreas comuns, até outras mais modernas, como o envio de mensagens por meio de um aplicativo próprio.

Representar o condomínio formalmente

O síndico também deve representar o condomínio formalmente em eventos ou ações de interesse dos moradores, como em audiências judiciais.

A representação deve ser feita sempre que o condomínio precisar se apresentar em alguma situação que seja de interesse de todos. A comunicação com vizinhos, poderes públicos e órgãos de segurança pública, entre outros, é de responsabilidade do síndico.

Garantir que os moradores cumpram suas obrigações

Os moradores também têm obrigações em um condomínio, como pagar as taxas em dia, manter as áreas de uso coletivo sempre limpas e organizadas, contribuir para o bem-estar comum, evitando o barulho em horários ou situações indevidas, entre outras.

É papel do síndico no condomínio fazer com que os moradores cumpram essas obrigações. Caso alguma delas não sejam realizadas, o representante do condomínio deverá conversar com o condômino que está descumprindo o que foi acordado.

Dedicar-se à proteção e preservação das áreas comuns

As áreas comuns de um condomínio, ou seja, aquelas que são de uso de todos os moradores, como piscina, salões de festas, garagens devem ser protegidas pelo síndico.

Se um morador, ao utilizar o salão de festas para uma celebração particular, por exemplo, deixar o local sujo ou causar danos ao patrimônio, cabe ao síndico fazer com que os estragos sejam reparados.

Administrar as despesas e o planejamento financeiro do condomínio

Todas as despesas que o condomínio tem, como o pagamento de funcionários, o valor investido em reformas e melhorias, entre outros é de responsabilidade do síndico.

Vale ressaltar que todas as despesas necessitam de um planejamento estratégico, que precisa ser aprovado entre os condôminos, sendo papel do síndico se ater a ele e prestar contas aos moradores.

Agora que você já sabe mais sobre o papel do síndico no condomínio, basta seguir tudo à risca e garantir o sucesso de sua administração, que poderá servir de modelo para outros síndicos.

Gostou do nosso artigo? Aproveite e compartilhe com seus amigos nas redes sociais para que eles também saibam quais são as atribuições do síndico no condomínio!


Faça um teste online!

Veja todas as funcionalidades em ação.