Blog


Zelador, seja um mestre na inspeção predial!


Se você é um zelador que deseja ser mestre na inspeção predial, precisa conferir este artigo até o final!

Infelizmente, dentro de um condomínio é possível acontecer os mais diferentes tipos de acidentes. Isso inclui: vazamento de gás, choques elétricos, incêndios, desabamentos e assim por diante.

O que muitas pessoas não dão a devida atenção é que grande parte dos acidentes podem ser evitados quando existe a inspeção predial de maneira regular.

A inspeção predial nada mais é do que uma avaliação com o objetivo de identificar qual é o estado geral de um edifício.

Além de promover a prevenção de acidentes, essa inspeção também pode evitar possíveis problemas legais, como o não cumprimento das normas técnicas.

Mas o que um zelador que deseja ser mestre na inspeção predial precisa saber?

Continue a leitura e confira algumas dicas importantes para fazer uma boa inspeção e manutenção predial!

Dicas para manutenção e inspeção predial
Sem mais delongas, aqui está uma lista com algumas dicas importantes para você, zelador, que deseja fazer a manutenção e inspeção adequada do seu condomínio.

  1. Faça regras de segurança
    Para a inspeção adequada do edifício, é essencial que você estabeleça algumas regras de segurança para cada indivíduo.

    Essas regras de segurança devem incluir todos os riscos ou problemas que você pode enfrentar em seu prédio, incluindo incêndio, problemas elétricos ou outros problemas.

    Se você tem uma piscina em seu prédio, também precisa estabelecer regras para isso. Fora isso, também precisa estabelecer regras sobre o acesso ao telhado e certificar-se de que é totalmente seguro e protegido.

    Essas são algumas das coisas mais básicas de segurança, mas quando você cria regras para a manutenção de seu prédio, precisa verificar tudo e, em seguida, precisa fazer as regras de acordo.

    Se você não tiver regras de segurança adequadas e as pessoas não estiverem prontas para segui-las, nenhuma das outras dicas para ser um mestre na inspeção predial dará certo.
  2. Check-up regular
    Todas as dicas de gerenciamento dirão que prevenir é sempre melhor do que remediar e a mesma regra se aplica à manutenção de edifícios.

    Em seu condomínio, você pode enfrentar problemas por causa de canos de água danificados, sistema elétrico ou outros problemas semelhantes.

    Para evitar qualquer problema, é aconselhável que verifique regularmente para evitar complicações. Por exemplo, você pode fazer um check-up de rotina em seus canos para ter certeza de que não há nenhum problema.

    Você também pode fazer a mesma coisa com seu sistema elétrico e, se notar que algo não está funcionando corretamente, conserte-o o mais rápido possível em vez de esperar pelos danos.

    Isso o manterá longe de qualquer tipo de problema e os moradores não terão reclamações sobre a manutenção do prédio.
  3. Lista de fornecedores
    Não importa o que você faça como zelador, às vezes as coisas podem ir além do seu limite e você pode acabar tendo alguns problemas em seu condomínio.

    Se você for o responsável pela manutenção do prédio, é aconselhável que sempre mantenha uma lista de fornecedores à mão. Esta lista o ajudará a resolver esse problema o mais rápido possível.

    Além disso, você não deve confiar apenas em um fornecedor para qualquer trabalho específico, mas também deve ter poucas opções alternativas.

    Se o seu fornecedor estiver ocupado em algum outro trabalho em qualquer momento específico do problema, você poderá ligar para outras pessoas e resolver o problema no menor tempo possível.

    Pode parecer uma ideia estúpida para algumas pessoas, mas esta é uma das dicas de gerenciamento mais básicas que você receberá de todos os especialistas.
  4. Gaste o orçamento com sabedoria
    Para fazer a manutenção do prédio, você sempre receberá um orçamento destinado a esta tarefa. Esse orçamento pode ser um valor fixo e, se você gastá-lo antes do final do ano, talvez não faça uma gestão adequada do edifício.

    Todos os especialistas que podem lhe dar dicas sábias de gerenciamento para a manutenção de edifícios recomendam que você mantenha o orçamento o mais baixo possível.

    Eles sugerem que você gastasse esse orçamento com sabedoria, portanto, se você tiver algum problema extra, poderá usar esse orçamento para resolver esse problema.

    Se você vai gastar seu orçamento mensal completamente sem economizar nada, então essa não seria uma boa maneira de trabalhar. Portanto, certifique-se de manter isso em mente para evitar complicações.
  5. A limpeza regular é importante
    Em seu trabalho de zelador, fazendo a manutenção do edifício, é muito importante que você faça a limpeza regular de cada área comum do condomínio.

    Se você não vai limpá-las diariamente, então as pessoas não vão gostar dos ambientes e certamente irão fazer reclamações sobre isso.

    Você pode ter poucos funcionários dedicados para a limpeza do prédio. Essa contagem de funcionários pode variar dependendo do tamanho do prédio e dos residentes.

    Sem uma limpeza adequada, seu prédio não será um bom local residencial. Portanto, é essencial manter isso em sua mente e mantê-lo limpo tanto quanto possível.
  6. Ter acesso a um sistema
    Além das dicas que citamos acima, também é essencial que você tenha acesso a um sistema onde as pessoas possam enviar suas dúvidas ou reclamações sem nenhum obstáculo.

    Além disso, deve haver algum membro de sua equipe para lidar com várias tarefas.

    Você precisa entender que não pode fazer todas as coisas sozinho e também precisará do apoio de outras pessoas para utilizar o sistema da melhor maneira possível, já que muitos disponíveis no mercado possuem diversas funções.

    Se você tiver esse sistema em vigor, as pessoas podem enviar suas dúvidas ou reclamações a ele, o que te ajudará a saber se os condôminos estão com alguma reclamação e poder agir o mais breve possível.

    Isso reduzirá sua carga de trabalho e aumentará a eficiência que você precisa mostrar para a inspeção predial.

Conclusão
A inspeção predial é extremamente importante para evitar possíveis problemas em condomínios.

Afinal de contas, a maioria dos acidentes que acontecem em prédios poderiam ser evitados se existe prevenção e determinadas manutenções.

Portanto, como zelador que deseja ser um mestre na inspeção predial, é essencial que coloque as dicas que citamos neste artigo em prática.

Esperamos que tenha gostado das dicas e que, a partir de agora, consiga atuar de forma mais ativa e correta no que diz respeito a inspeção predial!

Veja mais sobre este tema:


Faça um teste!

Veja todas as funcionalidades em ação.

Startup acelerada por:

B2Mamy   Sebrae   Founder Institute   WeWork Labs