Blog


Como fazer corretamente a limpeza da caixa d´água?


Higienização de reservatório de água: Qual sua importância, cuidados periódicos e processo de higienização.

A higienização do reservatório/caixa d’água, é de extrema importância para garantir um ambiente adequado e livre de bactérias evitando a contaminação da água, que pode colocar a saúde em risco causando diversas doenças como: diarreia, cólera, leptospirose, toxoplasmose, entre outros. Por isso vale a pena se atentar aos cuidados diários e higienização periódica.

Verifique frequentemente se o reservatório está tampado corretamente, se a estrutura não possuí rachaduras ou avarias, além disso um item bastante importante antes da higienização e de forma periódica é a verificação da tubulação de água e esgoto, indica-se a análises frequente com o objetivo de detectar possíveis entupimentos que podem não ser visualizados de forma fácil.

Efetuando a análise periódica é hora de contratar uma empresa especializada para a higienização, e isso sabemos que não é uma tarefa fácil.

Por isso trouxemos alguns pontos que devem ser observados e discutidos com a empresa, para que a higienização seja efetiva e sem desperdícios.

  • Antes do início dos trabalhos, certifique-se que os técnicos da empresa verifiquemos níveis de água dos reservatórios inferiores e caso a caixa/reservatório não estejam em níveis adequados para iniciar os trabalhos, deverão promover o esgotamento/transferência de água de um reservatório para o outro sem que haja desperdícios.


  • A empresa deverá se certificar que os demais reservatórios estejam abastecendo o condomínio. Esse monitoramento deve permanecer durante todo o processo de execução.


  • Após o esvaziamento, deverá ser aplicado os procedimentos de entrada no reservatório, respeitando as normas NR33 e NR35.


  • Para higienizar, faz-se a esfregação das paredes e piso retirando os detritos e a água proveniente da esfregação. A limpeza é efetuada com a aplicação de hipoclorito de sódio (cloro)nas paredes e piso. O processo deve se repetir em todos os demais reservatórios.


  • A saída do técnico de dentro do reservatório é feita de maneira semelhante à entrada. Após o término da lavagem, o registro que faz o processo de nivelamento deverá ser aberto, fazendo com que a água seja transferida para o reservatório já higienizado, também se utiliza bomba d´água para auxiliar o processo.


  • A transferência será realizada até que a quantidade de água na caixa seja o suficiente para o abastecimento e/ou sua utilização e destinação final.


  • Ao final, deve-se tampar o reservatório adequadamente, impedindo o acesso de poeiras, insetos, água de chuva e outros elementos estranhos.

Além dos cuidados e processos verifique também se a empresa possui certificação de higienização e efetua seus procedimentos de acordo com as instruções da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Fique atento aos prazos de higienização, recomenda-se que efetue 2 vezes ao ano, a cada 6 meses.

Gostou da matéria?
Gostaria de saber mais sobre esse e outros assuntos?
Mande suas dúvidas e comentários para nós 😉

Escrito por: Anderson Aparecido, Diretor Operacional - Júpiter Desentupidora


Faça um teste!

Veja todas as funcionalidades em ação.

Startup acelerada por:

B2Mamy   Sebrae   Founder Institute   WeWork Labs