Tudo o que você precisa saber sobre conta pool
Utilizada por muita administradoras, a conta pool foi inicialmente criada para facilitar a administração dos saldos de condomínios concentrando todos em um só lugar.
No entanto, desde sua criação, a utilização de conta pool nunca fez sentido ou ofereceu qualquer benefício ou segurança para os condomínios. Na realidade, além de oferecer grande risco financeiro ao condomínio, a conta pool é um grande inimigo para a transparência fiscal.
O que é a conta pool?
De maneira simplificada, a conta pool pode ser resumida em uma conta bancária coletiva ou também pode ser chamada de conta bancária compartilhada. Normalgmente de titularidade da administradora, essa conta reúne e mistura os saldos de todos os condomínios sob os quais a empresa em questão é responsável em uma só, sem divisões ou determinações de a qual condomínio uma transação pertence.
A principal finalidade de uma conta pool é facilitar a administração dos recursos para a empresa responsável pela gestão fiscal do condomínio, proporcionando uma visão simplificada do fluxo de caixa e da gestão financeira, otimizando os processos de pagamento e recebimento das taxas e contas dos condomínios.
De modo geral, é como se ao invés de receber seu salário em sua conta pessoal mensalmente, ele ficasse na conta da empresa junto com o de outros funcionários. A empresa se responsabilizaria por pagar suas contas em dia, mas você não teria acesso a essa conta e muito menos teria certeza do que está sendo feito com o seu dinheiro, já que está misturado ao de outros.
O que o CRA fala sobre a conta pool?
O que diz a lei?
Embora isso soe um pouco estranho, a conta pool é permitida por lei e é obrigada a seguir certas regras.
Por exemplo, como o síndico não tem acesso direto a conta, a administradora ou contabilidade é obrigada por lei a entregar relatórios mensais com todas as movimentações financeiras feitas com o dinheiro do condomínio.
Vantagens
Nunhuma para o condomínio e para o síndico!
No geral, o único real beneficiado pela conta pool é a própria empresa responsável que simplifica processos bancários e tem suas taxas reduzidas. Isso porque toda a administração financeira passa a ser responsabilidade da empresa.
Desvantagens
A utilização de uma conta pool, no entanto, requer muita atenção e cuidado redobrado. Ao concordar que uma empresa assuma a responsabilidade financeira e coloque seu saldo em uma conta pool, o condomínio passa a assumir alguns riscos.
- Falta de transparência
A falta de transparência afeta tanto o síndico, quanto aos moradores. Com toda a centralização dos recursos financeiros do condomínio na conta pool, os registros e movimentações bancárias são imprecisas e, como o síndico não tem acesso a conta, não consegue verificar as informações.
Além disso, caso seja necessária uma auditoria fiscal, a auditoria se torna altamente imprecisa. - Rendimento
Em uma conta bancária com um valor e movimentação altos como os de um condomínio, acabam por gerar certo rendimento financeiro. No caso de uma conta pool, todo o rendimento que pertenceria ao condomínio acaba ficando em posse da empresa gestora. - Desvio de recursos
A centralização dos recursos pode tornar mais fácil para um gestor desonesto desviar dinheiro sem ser detectado imediatamente e, muitas vezes, nem comprovadas a longo prazo, mesmo que o condomínio já tenha conseguido observar as inconsistências. - Quebra da empresa
O que acontece se a empresa quebrar? Com uma conta pool, a empresa responsável pela gestão fiscal do seu condomínio não tem mais dinheiro em caixa, significa que o seu condomínio também não tem. - Fundo de reserva
Alguns condomínios optam por ter a conta do fundo de reservas em nome do condomínio, mas nem sempre é assim. Caso o seu condomínio não se responsabilize pelo próprio fundo de reservas, todo o dinheiro vai para a conta pool e em casos como o mencionado anteriormente, isso significa que você não terá uma reserva emergencial.
É a melhor opção?
Para síndicos mais experientes, ou para aqueles que já tiveram sua cota de problemas com a conta pool, a recomendação é sempre fugir desse modelo.
A melhor opção é ter uma conta própria em nome do condomínio, que seja aberta com CNPJ próprio, com o acesso pleno de todas as transações para o síndico e conselho fiscal para acompanhamento e comprovação das finanças do condomínio.
Deste modo, o síndico tem o controle total das contas do condomínio mesmo que trabalhe com uma empresa responsável pela gestão financeira.
Banco do Brasil
A nova parceria da Organize meu Condomínio reúne toda a tecnologia e praticidade do nosso sistema, com a segurança e economia que só o Banco do Brasil pode oferecer.
Abrindo uma conta própria no Branco do Brasil, você tem um gerente exclusivo para acompanhar as finanças do seu condomínio e tarifas bancárias muito mais baixas do que você conseguiria sozinho em qualquer banco.
Além disso, agora com a modalidade de Gestão Assistida, você não precisa abrir mão da transparência e segurança pela tranquilidade, tendo o apoio completo tanto da gestão financeira quanto na gestão interna e de manutenção do condomínio.
Acesse o link e conheça mais da parceira OMC e Banco do Brasil, além de muitas outras soluções para você e seu condomínio:
https://conteudos.organizemeucondominio.com.br/gestao-assistida-site
Outros posts relacionados:
- Conta Pool: O Lado Obscuro das Contas Bancárias Compartilhadas de Condomínios
- Condomínio Seguro, Dinheiro Seguro: Diga NÃO à Conta Pool e Abrace a Tranquilidade com a Organize Meu Condomínio!
- Banco do Brasil: A nova parceria da Organize meu Condomínio para você!
Siga também nossas atualizações no Instagram
Siga também nossas atualizações no TikTok