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De olho na manutenção: os principais desafios e como resolvê-los


Síndico morador ou síndico profissional pode enfrentar algumas dificuldades quando o tema é manutenção. Uma rotina a que administradores de condomínio já estão acostumados, mas síndicos iniciantes desconhecem. Para evitar isso é importante pensar em todas as questões apresentadas a seguir. Também damos dicas do que fazer diante dos problemas mais comuns:

É muito importante que o condomínio tenha uma reserva financeira para emergências, reparos como lâmpada queimada ou portão com defeito são urgentes. Não é viável esperar o problema aparecer para arrecadar dinheiro dos moradores a fim de resolvê-lo. Você só encontrará chatice e insatisfação.

Pode ser que também aconteçam problemas muito dispendiosos e mesmo que o condomínio tenha uma reserva financeira, ela não seja suficiente para cobrir esse imprevisto muito dispendioso. Nesse caso sim a arrecadação precisa ser feita. Porém evite-a ao máximo, precavendo-se.

Como fazer uma reserva para o condomínio?

Calcular os gastos com serviços, energia, água, gás e manutenção mensais e uma parcela das doze de despesas anuais. Acrescentar a esse valor uma taxa extra para imprevistos. Pode ser de 5% a 10% do valor total das depesas. Dividir esse valor entre os condôminos que contribuirão mensalmente para uma boa administração do espaço comum.

Não esqueça de incluir as despesas menos frequentes: troca de extintores, limpeza de caixas d’água, eventuais pinturas, dedetizações, etc.

Resolvido o impasse financeiro, a quem recorrer quando há um problema?

Se o portão parar de funcionar: chame a empresa de segurança que instalou o portão ou outra de confiança;
Se a energia parar de chegar a um lugar: chame um eletricista;
Se houver vazamento de água: chame um encanador;
Se a água estiver suja: chame uma empresa de saneamento básico que verificará as caixas d’água e se necessário fará uma nova lavagem;
Se os fios da cerca elétrica arrebentarem: chame a empresa de segurança eletrônica que a instalou;
Se a fechadura quebrar ou as chaves não derem certo mais: chame um chaveiro;
Se o alarme disparar: chame a empresa de segurança que o instalou;
Se aparecer uma praga nas plantas do jardim: chame uma empresa de jardinagem;
Se as câmeras de segurança apresentarem defeito: contate a empresa de segurança que instalou as câmeras e faz o monitoramento delas.

É importante que os condomínios mantenham um arquivo das empresas que instalaram e dos profissionais que prestam serviços em suas dependências para aumentar a segurança e contratar sempre os mesmos profissionais ou empresas confiáveis.

Nunca contrate uma empresa ou um profissional sem pesquisar sua idoneidade e antes de se assegurar de que é confiável. Muitos bandidos se passam por prestadores de serviço para entrar nos condomínios e efetuar delitos. Então fique atento! Opte sempre por empresas conhecidas e de preferência indicada por alguém que já contratou seus serviços.


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