De olho na manutenção: os principais desafios e como resolvê-los
Síndico morador ou síndico profissional pode enfrentar algumas dificuldades quando o tema é manutenção. Uma rotina a que administradores de condomínio já estão acostumados, mas síndicos iniciantes desconhecem. Para evitar isso é importante pensar em todas as questões apresentadas a seguir.
É muito importante que o condomínio tenha uma reserva financeira para emergências, reparos como lâmpada queimada ou portão com defeito são urgentes. Não é viável esperar o problema aparecer para arrecadar dinheiro dos moradores a fim de resolvê-lo. Você só encontrará chatice e insatisfação.
Pode ser que também aconteçam problemas muito dispendiosos e mesmo que o condomínio tenha uma reserva financeira, ela não seja suficiente para cobrir esse imprevisto muito dispendioso. Nesse caso sim a arrecadação precisa ser feita. Porém evite-a ao máximo, precavendo-se.
Síndico morador ou síndico profissional pode enfrentar algumas dificuldades quando o tema é manutenção. Uma rotina a que administradores de condomínio já estão acostumados, mas síndicos iniciantes desconhecem.
Calcular os gastos com serviços, energia, água, gás e manutenção mensais e uma parcela das doze de despesas anuais. Acrescentar a esse valor uma taxa extra para imprevistos. Pode ser de 5% a 10% do valor total das depesas. Dividir esse valor entre os condôminos que contribuirão mensalmente para uma boa administração do espaço comum.
Não esqueça de incluir as despesas menos frequentes: troca de extintores, limpeza de caixas d’água, eventuais pinturas, dedetizações, etc.
A quem recorrer quando há um problema?
- Se o portão parar de funcionar: chame a empresa de segurança que instalou o portão ou outra de confiança
- Se a energia parar de chegar a um lugar: chame um eletricista
- Se houver vazamento de água: chame um encanador
- Se a água estiver suja: chame uma empresa de saneamento básico que verificará as caixas d’água e se necessário fará uma nova lavagem
- Se os fios da cerca elétrica arrebentarem: chame a empresa de segurança eletrônica que a instalou
- Se a fechadura quebrar ou as chaves não derem certo mais: chame um chaveiro
- Se o alarme disparar: chame a empresa de segurança que o instalou
- Se aparecer uma praga nas plantas do jardim: chame uma empresa de jardinagem
- Se as câmeras de segurança apresentarem defeito: contate a empresa de segurança que instalou as câmeras e faz o monitoramento delas
É importante que os condomínios mantenham um arquivo das empresas que instalaram e dos profissionais que prestam serviços em suas dependências para aumentar a segurança e contratar sempre os mesmos profissionais ou empresas confiáveis.
Nunca contrate uma empresa ou um profissional sem pesquisar sua idoneidade e antes de se assegurar de que é confiável. Muitos bandidos se passam por prestadores de serviço para entrar nos condomínios e efetuar delitos. Então fique atento! Opte sempre por empresas conhecidas e de preferência indicada por alguém que já contratou seus serviços.
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