Blog


Dicas de corretores para manter o condomínio valorizado


O estado do condomínio é a primeira impressão que salta aos olhos de um possível comprador ou investidor.

As oportunidades são inúmeras, por exemplo existem muitos apartamentos e casas em condomínio na Praia Grande  (São Paulo) à venda então ficar atentos a esses itens que valorizam o patrimônio é muito importante.

Não adianta ter casas ou apartamentos bonitos, se a estrutura do condomínio não estiver em dia ou não oferecer alternativas de lazer compatíveis ao que o comprador busca.

Bem, se você é o síndico ou mesmo mora em um apartamento e quer saber como manter o condomínio valorizado, leia o texto com as melhores dicas. Continue!

Manutenção em dia!

Começamos por um dos itens fundamentais: a manutenção. Especialmente as áreas de uso comum, em que os moradores e o síndico passam todos os dias, é importante prestar atenção se há rachaduras no piso ou nas paredes, na pintura que, aliás, é outra dica para manter o condomínio valorizado.

Observe também as maçanetas das portas, torneiras do banheiro, lâmpadas, poltronas de espera, mesas, louças do salão de festas, tapetes e o que mais estiver aos olhos dos moradores.

Controlar a manutenção pode parecer algo complexo, mas hoje já existem Apps que podem te ajudar com isso, que é o caso do App da Manu um aplicativo para manutenção predial, seja ela preventiva ou corretiva.

Fachada impecável

Na chegada, seja pelos muros e portões, seja pelas paredes, tudo deve estar limpo e em perfeitas condições. Vale também para os muros traseiros, janelas, varandas e o jardim. Os cuidados são a “cara do condomínio”.

É importante observar se existem trincas aparentes, fazer o rejuntamento e reposição das pastilhas (caso houver). E, claro, lavar a fachada com uma certa frequência. Tudo programado e a par dos moradores, os quais também se programam para não deixarem o carro na garagem no dia de lavar o local, por exemplo.

Segurança dos moradores

Começando pelos portões eletrônicos, câmeras e os profissionais da portaria, a segurança é um dos itens mais valorizados pelos compradores de imóveis. Afinal, quem hoje em dia não busca um lugar seguro para morar, não é?

Além dessas prerrogativas de segurança, uma boa luminosidade ajuda a garantir a segurança de todos. Por isso, voltando às dicas de manutenção, manter todas as lâmpadas funcionando é obrigação do responsável pelo condomínio.

Jardins bonitos

Os jardins, ao lado da fachada, também servem de cartão de visitas e valorizam demais o condomínio. Sem falar que a aparência do lugar fica muito mais bonita e atraente para os moradores e possíveis novos compradores.

Muitos condomínios mantêm contrato com empresas terceirizadas, ou tem um jardineiro próprio. O profissional cuida com carinho das flores e ainda por cima não deixa as folhas secas das árvores se acumularem no chão.

Contas em dia

Tudo o que falamos até aqui somente será possível de se manter caso as contas estejam em dia. Tanto para os atuais moradores, quanto para quem vai entrar, as contas em dia significam manutenções feitas. Além do mais, com a manutenção em dia, o condomínio segue valorizando e chamando a atenção.

Lembrando que os atrasos resultam em multas, que se acumulam e podem prejudicar os demais moradores, fazendo até mesmo que a taxa mensal suba.

Manter o condomínio valorizado passa, obrigatoriamente pela manutenção e a aparência. Com a fachada bonita, os jardins bem-cuidados, pisos e paredes sem rachaduras, pintura bem-feita e os móveis dos lugares comuns conservados, certamente a valorização do condomínio se mantém.

Lembre-se ainda da segurança com os equipamentos em dia, como câmeras e portões eletrônicos que funcionem todos os dias.

O conteúdo foi útil para você? Continue acompanhando nossos artigos!


Faça um teste!

Veja todas as funcionalidades em ação.

Startup acelerada por:

B2Mamy   Sebrae   Founder Institute   WeWork Labs