Blog


Transformação digital no condomínio


A transformação digital é real e oferece benefícios para todas as áreas, portanto, também é muito importante que você modernize o seu condomínio, caso ainda não tenha feito isso.

Quando se trata de condomínio, a transformação digital se tornou mais importante do que nunca desde o ano passado, devido à pandemia de coronavírus que o mundo está enfrentando.

A implementação de sistemas já era algo que estava em crescimento nos últimos anos, mas com as orientações de isolamento social, a tecnologia passou a ser essencial para o gerenciamento de condomínio.

A tecnologia vem revolucionando a forma que lidamos com diferentes questões em todas as áreas da nossa vida. Hoje em dia, podemos facilmente trabalhar em casa, nos comunicar com pessoas em qualquer lugar do mundo, ter aulas online e assim por diante.

Portanto, quando um condomínio não se adapta à realidade atual, passa a ser ultrapassado e deixa de aproveitar inúmeros benefícios proporcionados pela tecnologia.

Se você ainda está resistente em se adaptar à transformação digital no condomínio, ou se não sabe quais são as reais vantagens de fazer isso, este artigo é para você!

Continue a leitura e entenda porque é tão importante que você modernize o seu condomínio e como fazer isso!

Benefícios da transformação digital em condomínios


Que a tecnologia faz parte da nossa vida, a maioria das pessoas já sabem e aceitam. Afinal, por exemplo, muitas pessoas passam o dia acessando o celular, verificando mensagens em aplicativos - como o WhatsApp - e nossas redes sociais.

Quando falamos em condomínio, o digital está totalmente ligado à redução de custos do condomínio, organização logística, melhorar comunicação entre síndico e moradores e muito mais.

Graças a algoritmos, softwares, inteligência artificial e a internet, você poderá realizar tarefas de maneira muito mais prática e eficaz.
Veja a seguir quais são alguns dos principais benefícios da transformação digital em condomínios.

  1. Melhoria na comunicação
    É importante que você modernize o seu condomínio porque assim poderá melhorar a comunicação entre moradores, síndico e até funcionários.

    Você poderá fazer isso ao utilizar alguma ferramenta para condomínio que envie mensagens ou chat, ou através de um grupo em aplicativo de comunicação, como o WhatsApp, por exemplo.

    Um grupo de WhatsApp do condomínio pode se tornar uma verdadeira rede social, sendo eficaz em conectar pessoas, mas comunicados importantes podem se perder em meio às muitas mensagens.

    O digital oferece benefícios não somente para síndicos, mas também para os moradores. Afinal, a comunicação organizada entre moradores pode resultar em grandes oportunidades.

    Por exemplo, imagine que alguém está precisando de um professor de inglês, mas não sabe que um dos seus vizinhos oferece aulas particulares. Com um app para o condomínio a comunicação ficará muito mais fácil para todos.
  2. Melhor gerenciamento
    Imagine você fazendo todo o gerenciamento do condomínio através do seu smartphone. Sim, isso é possível!

    Com uma ferramenta/aplicativo de gerenciamento para condomínio você poderá cuidar de todas as tarefas de gestão do edifício.

    Você poderá emitir boletos, acompanhar casos de inadimplência, montar e verificar um calendário de manutenções, verificar folhas de pagamento, ver as reservas de áreas comuns e muito mais.

    Além disso, os próprios moradores também poderão se beneficiar com um software ou app para condomínio. Isso porque eles poderão solicitar e acompanhar suas reservas de áreas comuns, verificar quando acontecerão manutenções, ter acesso a comunicados importantes e assim por diante.

    Ou seja, implementar uma boa ferramenta de gestão de condomínio irá proporcionar benefícios para todos.
    Vale dizer que é possível encontrar diferentes opções de softwares para condomínios no mercado. Porém, é muito importante escolher um que realmente seja de qualidade e ofereça as funções que você precisa.
  3. Gerenciamento feito de qualquer lugar
    Ao apostar na transformação digital no condomínio, você poderá armazenar informações em nuvem.

    Isso quer dizer que todas as informações e dados necessários para que você faça o gerenciamento do condomínio ficarão armazenados de maneira que você poderá acessá-los de qualquer lugar.

    Existem algumas ferramentas disponíveis que você pode utilizar agora mesmo para fazer o seu gerenciamento, como o Google Docs, por exemplo. Nele, você pode criar planilhas que ficarão salvas na nuvem. Ou seja, basta ter um computador ou smartphone e acesso a internet para acessar o documento.

    No entanto, existem muitas outras opções de ferramentas disponíveis no mercado e que oferecem a tecnologia de armazenamento em nuvem, como os próprios softwares e aplicativos para gestão de condomínios.

    Essa maneira de gerenciar informações de condomínio já é realidade em muitos ambientes onde é necessário fazer a gestão de dados. Optar por essa opção significa que você poderá fazer o gerenciamento do condomínio de maneira muito mais prática.

    Ao escolher a ferramenta com essa tecnologia, você poderá usar smartphone, computador ou tablet para fazer o seu trabalho de gerenciamento de qualquer lugar.

Conclusão


Hoje em dia, o administrador ou síndico de condomínio pode usar diferentes mecanismos para estruturar e otimizar os seus processos de gestão, atendimento e muitas outras tarefas, de maneira muito mais organizada e eficiente.

Se você ainda não se rendeu à transformação digital no condomínio, é muito importante que considere os benefícios que essa mudança pode proporcionar tanto para quem administra o edifício quanto para quem mora nele.

Tudo no seu condomínio pode ser melhorado com o auxílio da tecnologia. Hoje em dia, você pode fazer o seu gerenciamento de qualquer lugar, basta ter um computador ou smartphone e acesso a internet.

As reuniões de assembleia podem ser online, proporcionando conforto e conveniência para todos que irão participar dela. Inclusive, essa facilidade pode fazer com que mais pessoas participem das reuniões. Porém, para que você realmente consiga fazer isso, é muito importante que encontre as ferramentas certas.

Não basta apenas escolher um software para condomínio, é necessário analisá-lo para saber se ele realmente é capaz de modernizar o seu condomínio de maneira segura e eficaz.

Portanto, modernize o seu condomínio, mas faça isso corretamente. Busque por opções de ferramentas seguras e que ofereçam as funções que você precisa para fazer um bom gerenciamento do condomínio.

Além disso, é importante estar atento ao momento de implementação da transformação digital. Afinal, todos estão se adaptando à nova realidade.


Faça um teste!

Veja todas as funcionalidades em ação.

Startup acelerada por:

B2Mamy   Sebrae   Founder Institute   WeWork Labs