Blog


Como funciona o aluguel do topo do prédio para antenas? Entenda!


De vez em quando, o síndico do condomínio precisa encontrar alternativas para aumentar a receita e ajudar nas finanças do prédio, como manter a manutenção em dia ou realizar reformas e melhorias, por exemplo. Uma forma bastante viável de conseguir isso é fazendo o aluguel do topo do prédio para antenas de rádio, TV ou transmissoras.

Se trata de uma opção que pode gerar muitos benefícios, tanto para os residentes quanto para o prédio. Contudo, o gestor precisa tomar alguns cuidados antes de colocar essa nova fonte de renda em prática. Continue acompanhando este post e confira como alugar o topo do edifício para a instalação de antenas corretamente.

Como oferecer esse serviço?

Antes de tudo, o síndico precisa analisar se o condomínio tem a estrutura adequada para oferecer esse tipo de serviço. Fatores como a localização e altura do prédio devem ser considerados. Construções mais altas e com áreas abertas ao seu redor costumam ser mais atrativas para esse negócio.

Além disso, é importante pesquisar a demanda na região. Caso já existam muitas antenas nos arredores, talvez o local já tenha cobertura suficiente.

Quais são os cuidados necessários?

Existem algumas normas a serem seguidas antes de fazer o aluguel do topo do prédio para antenas. Inicialmente, a regra de instalação diz que o edifício deve estar a, pelo menos, 100 metros de distância de outra antena que já exista na região. Em relação a hospitais e escolas, a distância mínima é de 50 metros.

Verificados esses dois aspectos, é preciso organizar toda a documentação necessária, que envolve o Seguro de Responsabilidade Civil, o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, o laudo técnico do para-raios e a ata da assembleia concordando com a instalação da antena.

É preciso fazer uma assembleia de aprovação?

Conforme citamos mais acima, é necessário. Da mesma forma que qualquer outra decisão acerca do condomínio, a possibilidade de alugar o topo do edifício para instalar antenas deve ser avaliada durante uma assembleia de moradores.

O síndico deve consultar a convenção do prédio para se informar sobre o quórum de aprovação e, a partir daí, abrir uma votação entre os residentes para obter a autorização.

Quais os são ganhos financeiros para os moradores e para o condomínio?

Dependendo do valor cobrado pelo aluguel do topo do edifício para antenas, essa renda extra pode contribuir para a redução da taxa mensal de condomínio para os moradores, além de aumentar o capital do prédio. Os preços variam bastante, mas a média cobrada se mantém entre 2 e 8 mil reais ao mês.

Decisões importantes relacionadas ao condomínio precisam ser bem planejadas e analisadas com cautela para não prejudicar a administração do local e os moradores. Caso o aluguel do topo do prédio para antenas seja aprovado pela maioria, a melhor maneira de conseguir interessados é entrando em contato com empresas de telecomunicações. Você pode fazer isso por meio de ligações, enviando e-mails ou até mesmo cadastrando o condomínio para mostrar que há disponibilidade de locação.

Agora que você já sabe como funciona esse serviço, confira o que não pode faltar na manutenção preventiva do condomínio!


Faça um teste online!

Veja todas as funcionalidades em ação.

Startup acelerada por:

B2Mamy   Sebrae   Founder Institute   WeWork Labs