Blog


Síndico Profissional, veja nossas dicas de 5 cursos para sua especialização


Você está em busca de cursos para se tornar um síndico profissional?
Se a resposta foi sim, saiba que existem diversas opções de cursos disponíveis no mercado e, neste artigo, você ficará sabendo quais são algumas delas!

Por mais que os síndicos na maioria das vezes sejam os próprios moradores de um condomínio, a procura por cursos de especialização para se tornar síndico profissional se torna cada vez maior.

Isso acontece porque alguns condomínios estão optando por deixar a gestão do condomínio com um síndico profissional e não com um condomínio.

Além disso, o morador que deseja ser um síndico profissional pode desejar se especializar para fazer a gestão do condomínio da melhor maneira possível e, depois, ainda ter uma carreira na área.

Com um aumento de pessoas querendo se especializar como síndico profissional, uma quantidade maior de cursos também está sendo oferecida.

Por esse motivo, é muito importante que você pelo menos compreenda quais são alguns dos cursos disponíveis no mercado.

Dessa maneira, poderá avaliar as opções e escolher a que melhor atenda às suas necessidades.

Continue a leitura e confira a lista que preparamos com dicas de 5 cursos para a sua especialização como síndico profissional!

No entanto, antes de falarmos sobre os cursos, é importante que você compreenda o que realmente faz um síndico.

Vamos lá?

O que faz um síndico profissional?
Um síndico profissional tem diversas responsabilidades - assim como um síndico que é apenas condômino. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que além de poder fazer a gestão do condomínio residencial, ele também pode atuar em conjuntos comerciais.

Entre diversas responsabilidades e atividades, as principais exercidas pelo síndico profissional são:

  • Fazer a administração do condomínio;
  • Ser responsável pelo gerenciamento do fundo de reserva;
  • Controlar o orçamento de despesas e receitas do condomínio;
  • Organizar o cronograma de serviços, obras e manutenções;
  • Fazer a mediação de possíveis conflitos entre moradores;
  • Convocar os moradores para a assembleia;
  • Tem a responsabilidade de garantir que as regras decididas em assembleias sejam cumpridas;
  • Fazer uma boa coordenação dos funcionários do condomínio, incluindo: porteiros, faxineiros, seguranças entre outros profissionais;
  • E muito mais!

Dicas de cursos para Síndico Profissional
Agora que você já sabe quais são as principais responsabilidades e tarefas de um síndico profissional, está na hora de conferir a nossa lista com dicas de cursos.

1- Senac - Curso de Síndico
O Senac é uma instituição de ensino muito conhecida, principalmente por oferecer uma grande variedade de cursos, incluindo graduação, cursos livres e até mesmo pós-graduação.

A instituição atua há anos na área da educação e possui diversas unidades localizadas em São Paulo e no interior, além das opções de cursos online.

Dentre as opções de cursos que são oferecidas no Senac, existe o curso de síndico, que é uma ótima opção para quem deseja se especializar a atuar como síndico profissional.

Confira algumas informações importantes sobre o curso:

  • Possui carga horário de 160 horas;
  • Seus pré-requisitos são: ter mais de 18 anos e formação completa no Ensino Médio;
  • O curso é presencial;
  • É destinado para quem é iniciante e para síndicos que já atuam no mercado e querem se especializar.
Mais informações neste link

2- Síndiconet - Formação em Síndico Profissional
Atuando há mais de 24 anos no mercado, o Síndiconet funciona como um apoio para os síndicos, administradores e moradores de condomínios.

O portal oferece cursos, eventos e publica notícias sobre o setor, oferecendo diversos benefícios para todos que têm algum tipo de contato com condomínios.

Entre as suas opções de cursos, está o de Formação em Síndico Profissional. Veja a seguir algumas informações importantes sobre o curso:

  • Possui carga horário de 15 horas (12 módulos);
  • É online;
  • É indicado para iniciantes na área ou síndicos que já atuam no mercado;
  • Oferece certificado digital.
Veja mais aqui

3- Udemy - Cursos de Síndico Profissional
A Udemy é uma plataforma de cursos que é reconhecida no mercado por oferecer uma extensa lista de cursos, das mais variadas áreas.

Podemos dizer que eles são um marketplace voltado para o segmento de educação. Isso as pessoas disponibilizam os seus cursos para vender na plataforma.

E, em meio a tantas opções de cursos, é possível encontrar algumas que são voltadas para a especialização de síndicos profissionais.

Isso mesmo, na Udemy existe mais que um curso para quem deseja atuar ou se aperfeiçoar como síndico.

Aqui estão três opções de cursos que separamos e as principais informações que você precisa saber sobre eles:

  • Curso de Síndico Profissional: tem duração de 1 hora e é dividido em dois módulos. É indicado para síndicos que são moradores, conselheiros, gerente predial/administrativo e todos com interesse na área. Detalhes neste link.
  • Síndico Profissional e Administrador com Certificação: tem duração de 12,5 horas e está dividido em 10 módulos. É indicado para síndicos, administradores, conselheiros e moradores de condomínios. Mais detalhes aqui.
  • Curso de Síndico Profissional com Certificado: tem duração de 4 horas e é dividido em 7 módulos. É indicado para Síndicos (iniciantes ou experientes) que buscam se profissionalizar ou que desejam obter um conhecimento amplo dos aspectos de gestão condominial. Conheça neste link.

4- SECOVI - SP- Formação para Profissionais de Administradoras de Condomínios e Síndicos
O Secovi-SP é o maior sindicato do mercado imobiliário da América Latina. É reconhecido como uma das mais atuantes entidades representativas dos condomínios, através de sua Universidade Corporativa traz ao mercado um dos melhores cursos de formação, não só para síndico, mas para profissionais que desejam se especializar no setor

As principais informações sobre esse curso são:

  • O curso é online e presencial;
  • É dividido em 19 módulos;
  • Possui carga horário de 10 horas;
  • Oferece certificado quando o aluno conclui o curso.
Acesse este link para saber mais

5- FECAP - Administração de Condomínios e Síndico Profissional
A FECAP é uma instituição de ensino renomada, que se tornou referência na área de Gestão de Negócios devido ao pioneirismo e excelência a serviço do desenvolvido do Brasil.

A instituição oferece desde colégio até cursos de Mestrado, também incluindo diversas opções de cursos de curta duração, como o de Administração de Condomínios e Síndico Profissional.

Aqui estão as principais informações sobre o curso:

  • O curso é online;
  • É indicado para: Futuros síndicos, síndicos condôminos, administradoras de condomínios, síndicos profissionais, advogados, zeladores, gerentes prediais, moradores e qualquer pessoa interessada no assunto;
  • Possui carga horária total de 122 horas, divididas em três módulos.
Conheça mais detalhes aqui

Conclusão
Os síndicos são extremamente importantes para os condomínios, para isso não existem dúvidas.

No entanto, assim como em outros setores, é importante sempre nos mantermos atualizados, buscarmos por conteúdo e por especializações.

Quanto mais preparados estivermos para atuar na área que desejamos, melhor será o nosso desempenho, e isso não é diferente quando se trata de síndicos.

Se você tem interesse em se tornar um síndico profissional, esperamos que as nossas dicas de cursos te ajudem! Boa sorte na escolha e sucesso!

Veja mais sobre este tema:


Faça um teste!

Veja todas as funcionalidades em ação.

Startup acelerada por:

B2Mamy   Sebrae   Founder Institute   WeWork Labs